Skip to content

GRO: Tudo que você precisa saber sobre gerenciamento de riscos ocupacionais

GRO | Gerenciamento de riscos ocupacionais

Toda empresa enfrenta situações ou mudanças fundamentais que podem representar níveis variados de risco, desde pequenos inconvenientes até uma crise que pode colocar em risco toda a operação da empresa. A Gestão de Riscos Operacionais (GRO) é um conjunto de processos que auxiliam na manutenção e preservação da segurança corporativa.

Você sabe do que se trata? Se não, preparamos esse conteúdo completo para te ajudar a entender o GRO e saber qual a importância da sua aplicação para garantir um ambiente corporativo saudável, seguro e produtivo. Siga a leitura!

O que é GRO?

O GRO é fundamental para manter as operações funcionando sem problemas para que o negócio avance em seus planos estratégicos. Embora existam diferentes tipos de risco, eles podem ser atrelados e, assim, afetam um ao outro. 

Nessa lógica, as avaliações de risco ajudam a distinguir entre eles, para que você possa implementar as etapas de intervenção apropriadas para gerenciar seu GRO e as metas. Ainda, ajuda a sua empresa a garantir a continuidade dos negócios e reduzir os custos de conformidade. 

O GRO adequado impulsiona a qualidade e produtividade dos negócios, melhora a eficiência dos colaboradores e auxilia na redução de custos. Logo, um sólido programa de gestão de riscos operacionais indica aos clientes e funcionários que a empresa está preparada para lidar com desastres e perdas, caso elas aconteçam.

As três premissas do GRO

Para promover um ambiente seguro ao colaborador, é crucial conhecer quais são os riscos e separá-los em categorias para auxiliar na intervenção. Isto é, categorizar os riscos por passíveis de eliminação, redução ou controle

Eliminar riscos que podem ser eliminados

É com a ajuda do GRO que você pode eliminar todos os riscos que podem ser extintos, como adotar medidas para eliminar o manuseio manual de uma ferramenta e trocar por  um manuseio automatizado. 

Reduzir Riscos que não podem ser eliminados

Mesmo que o risco não possa ser eliminado, é fundamental adotar medidas de controle e monitoramento para que ele seja reduzido. Logo, o gerenciamento de riscos ocupacionais  propõe medidas para reduzir a probabilidade ou a consequência desses riscos.

Controlar riscos que não podem ser reduzidos e eliminados

As avaliações de risco feitas pelo GRO ajudam a agregar os riscos e listá-los para que cada risco tenha o nível certo de atenção com base na probabilidade de ocorrência. Isso permite que a administração da organização justifique os investimentos para evitar que riscos que não podem ser reduzidos ou eliminados saiam do controle.

Qual a diferença entre GRO e PGR?

É simples! O PGR —  Programa de Gerenciamento de Riscos —  faz parte do Programa de Gerenciamento de Riscos. Isso significa que o GRO é um método próprio para a identificação e gestão dos riscos. 

Logo, o PGR estabelece medidas para eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais e o GRO é a forma de aplicação dos métodos para que o ambiente de trabalho fique livre de acidentes e doenças ocupacionais. 

Como fazer um GRO?

À medida que as organizações iniciam o processo de criação de uma estrutura e programa de risco operacional, a equipe de gerenciamento de riscos deve se concentrar em seguir um protocolo de ação. Os pontos principais são:

  1. Compreender o valor e função do gerenciamento de risco para a empresa;
  2. Utilizar a tecnologia para implementar uma abordagem segura para realizar a coleta dos dados de risco;
  3. Estabelecer um método eficaz para avaliar e identificar os principais riscos na organização e uma forma de identificar e atualizar continuamente esses riscos;
  4. Propor (colocando palavras no plural –>) novas maneiras da organização reduzir as exposições a riscos materiais, enquanto incentiva maneiras das atividades sejam exercidas de forma segura;
  5. Concentre-se na parceria de GRO com outras funções na organização para incorporar ao máximo as melhores práticas na organização.

A partir disso, é possível começar a integrar programas de autoavaliação de risco e controle em suas iniciativas de risco operacional. Assim, você otimiza suas políticas de segurança, procedimentos de resposta a incidentes e maior controle interno sobre cada etapa do processo produtivo.

Quem faz o GRO?

O desenvolvimento de um programa de risco operacional começa com o envolvimento das equipes de gerenciamento de riscos e dos gestores na identificação dos perigos e controle na organização. 

Portanto, a elaboração do GRO fica sob responsabilidade do setor de segurança do trabalho nas empresas. Contudo, caso a empresa não possua seus próprios profissionais de SST, é possível contratar uma empresa especializada para elaborar o GRO. A PREMIER é especialista nos 

O que deve constar no GRO?

A documentação do GRO consiste em toda a avaliação de riscos da organização, então todo o processo deve resultar em dois documentos obrigatórios: o inventário de risco e o plano de ação.

Logo, na documentação deverão ter informações como: caracterização dos processos e ambientes de trabalho; caracterização das atividades; descrição dos perigos; dados de análise preliminar, avaliação de riscos, critérios adotados para a avaliação dos perigos e, por fim, o plano de ação com as novas estratégias de segurança.

Vantagens práticas para sua empresa ao implementar o GRO

Agora que já entendemos tudo sobre o gerenciamento de riscos ocupacionais e como esse processo é realizado, podemos falar sobre os benefícios da adoção dessa prática na sua empresa. Confira!

Preservar a saúde dos colaboradores

Em primeiro lugar, o GRO é um dos instrumentos utilizados para garantir o bem-estar e segurança dos colaboradores. Nesse sentido, um ambiente de trabalho que se preocupa com a saúde física e mental dos funcionários deve ser a principal meta de qualquer gestor que deseja prosperidade e qualidade no seu negócio.

Aumento indireto da produtividade

Nessa lógica, a segurança melhora a qualidade e a produtividade da sua empresa. Quando as operações não são seguras, elas não são bem administradas. Isso porque os funcionários não se sentem motivados nem engajados. Em contrapartida, se a empresa é segura, os colaboradores podem se concentrar em suas tarefas e produzir mais.

Redução da taxa de absenteísmo

A taxa de absenteísmo diz respeito à porcentagem de funcionários que se desligam de uma organização em um determinado período de tempo. A alta rotatividade de colaboradores pode ser uma desvantagem para uma organização, visto que os funcionários que saem frequentemente precisam ser substituídos e isso afeta a força de trabalho de modo geral.

A rotatividade de funcionários reflete a organização, sua cultura de trabalho, políticas e procedimentos. Portanto, um projeto de implementação de saúde e segurança no trabalho pode ser uma excelente forma de aumentar a moral da empresa com seus funcionários e, assim, garantir que as taxas de rotatividade despenquem.

Redução de custos evitando acidentes

Quando falamos sobre acidentes de trabalho, sabemos que o objetivo de qualquer empresa é evitá-los. No entanto, conforme o grau de risco atribuído a determinadas funções de certos setores, nem sempre isso é possível. Mesmo que não seja possível zerar esse número, o GRO pode ajudar a diminuir drasticamente essas ocorrências.

Logo, em casos de acidentes no trabalho, cabe à empresa arcar com os custos vinculados ao afastamento do colaborador e pagar indenizações. Ou seja, um GRO de qualidade pode ajudar a evitar os acidentes e contribuir para a redução de custos. E, por consequência, a lucratividade do seu negócio tende a crescer cada vez mais.

Preservação da reputação da empresa

E, claro, não podemos esquecer que uma empresa com uma taxa considerável de acidentes no trabalho não passa uma imagem de confiança e segurança para clientes e colaboradores. Por isso, o GRO auxilia também na preservação da reputação da sua empresa.

A PREMIER

A PREMIER SAÚDE OCUPACIONAL é referência em saúde e medicina do trabalho. Assim, possui todo o conhecimento e especialização para te ajudar a implantar laudos e tornar sua empresa a estar em dia com suas obrigações. Nossos serviços são customizados conforme o porte e segmento das empresas. 

Por fim, esperamos que você tenha ficado satisfeito com esse conteúdo e que tenha entendido tudo sobre gerenciamento de riscos ocupacionais. Antes de ir, não se esqueça de acessar o nosso blog para conferir informações atualizadas sobre saúde ocupacional.