Quando se fala segurança do trabalho, estamos nos referindo ao conjunto de ações destinadas a evitar doenças e acidentes, bem como oferecer proteção, segurança e bem-estar aos trabalhadores.
Para isso, é preciso pensar no meio ambiente de trabalho como um local em que as pessoas possam desempenhar suas funções da maneira mais adequada, para manter a integridade física e mental delas.
No mundo atual, a importância da segurança se estende inclusive para a vida do funcionário fora da empresa. Isso faz parte das diretrizes atuais das normas regulamentadoras que entendem a segurança ocupacional como um sistema integrado entre empregado, trabalho e vida social.
Além disso, as empresas que investem em oferecer um ambiente ocupacional seguro têm alto índice de economia, pois terão menos gastos, aumento da produtividade, menor absenteísmo e afastamentos. Consequentemente, o impacto nas finanças será positivo.
Prevenção e bem-estar com segurança do trabalho
Podemos definir a segurança do trabalho como um conjunto de medidas preventivas para a melhoria e garantia de condições de trabalho adequadas para os trabalhadores em todos os setores e tipos de empresa. Além disso, a segurança do trabalho é destinada para evitar adoecimentos decorrentes do trabalho. Proporcionando saúde ocupacional e bem-estar físico e emocional.
Nesse processo, é necessário contar com o direcionamento de profissionais responsáveis para que, a partir da análise e recomendações feitas por eles, cada instituição saiba a forma certa de tornar o local de trabalho seguro para todos. Para estabelecer corretamente a segurança do trabalho, é indispensável contar com os seguintes profissionais.
Engenheiro de Segurança do Trabalho que é o responsável por elaborar os planejamentos de prevenção, emitir laudos técnicos, preparar e assinar projetos e documentações de segurança, desenvolver programas de prevenção, entre outras ações.
Médico do trabalho: é o responsável pela saúde ocupacional, faz exames ocupacionais (admissão, demissão e periódicos), bem como realiza consultas em casos de doenças e acidentes de trabalho.
Enfermeiro do trabalho: responsável por direcionar empregados sobre atividades destinadas para a saúde e bem-estar no local de trabalho; cuida de ferimentos e lesões provocadas durante a jornada de trabalho, gerencia a equipe de saúde ocupacional.
Técnico de Segurança: realiza os treinamentos de segurança, faz inspeções no ambiente de trabalho e nos equipamentos, apura causas de acidentes de trabalho, elabora parecer técnico para comunicação de riscos no local de trabalho, entre outros.
A segurança é um grande e importante sistema que garante e preserva a vida e a saúde dos trabalhadores.