Programas de conservação auditiva (PCA)

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é um conjunto de ações coordenadas que tem por objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais. Por se tratar de um conjunto de ações coordenadas, o PCA é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas em que os processos produtivos geram ruído nocivos à saúde. (Portaria 19/98 MTE) Deve estar integrado ao PCMSO e PPRA.

O PCA permite intervenções no ambiente ocupacional a fim de amenizar e diminuir situações que possam trazer prejuízos à saúde auditiva dos empregados. Para evitar adoecimentos, é necessário a medição dos níveis de ruídos, bem como ações que evitem a perda de audição e a realização de exames periódicos. Além do cuidado com as condições de trabalho, o PCA representa qualidade de vida e maior produtividade, queda no absenteísmo, diminuição de despesas médicas, afastamentos e a redução do índice de acidentes de trabalho relacionados à perda de audição.

A NR 7 traz as diretrizes que as empresas devem seguir para evitar esse tipo de adoecimento e distúrbios de natureza auditiva de seus trabalhadores, por meio das orientações desta norma regulamentadora é possível garantir um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.



Programas de conservação vocal (PCV)

O Programa de Conservação Vocal (PCV) tem como objetivo realizar o treinamento vocal e a prevenção à saúde ocupacional, propiciando melhora e qualidade do atendimento, bem-estar no trabalho, com consequente aumento da produtividade. O programa atende a todos os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como operadores de telemarketing, professores, representantes de vendas, entre outros.

Por meio de intervenções contínuas no ambiente de trabalho, os quais reforcem os cuidados e conscientizem sobre procedimentos que permitam o uso correto da voz e, consequentemente, evitam o adoecimento, é possível prevenir distúrbios dessa natureza relacionados à prática profissional.

As atividades para a preservação e cuidados com a voz podem ser coletivas ou individuais, e visam sanar ou diminuir lesões nas pregas vocais ocasionadas pelo uso constante da voz.
Para o sucesso do PCV é importante que as orientações contidas na NR 17 sejam corretamente seguidas a fim de trazer promoção da saúde vocal dos empregados.

Compartilhe:

Telefone: +55 31 2513-7700
E-mail: contato@premierocupacional.com.br
Endereço: Av. Amazonas, 641, 7º andar 7B, Centro
Belo Horizonte/MG • CEP: 30.180-908
Atendemos também em Betim, Contagem e Vespasiano