Ergonomia

O estudo da ergonomia é essencial para que possamos desenvolver soluções e aplicar as regras e normas destinadas à organização do local de trabalho de modo a garantir as instalações e o mobiliário necessários para o conforto físico e mental durante o desempenho das funções de cada funcionário.

A Norma Regulamentadora 17 traz as diretrizes que empresas e empregados devem seguir a fim de permitir que o bem-estar e a produtividade e sem prejuízos à saúde. A obrigatoriedade da ergonomia é fundamental para o correto desempenho das funções ocupacionais, manutenção da saúde do funcionário e segurança do trabalho.

Análise Ergonômica do Trabalho: Trata-se de um trabalho interprofissional que, baseado num conjunto de ciências e tecnologias, procura o ajuste mútuo entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho de forma confortável e produtiva, procurando adaptar atividades diárias de trabalho às pessoas. Tão logo os pontos de mudança sejam identificados após a AET, os meios para solucioná-los devem, imediatamente, serem postos em prática na rotina da empresa.

Ao realizar a AET, os impactos na saúde e riscos presentes no ambiente corporativo podem ser minimizados e sanados evitando doenças de natureza ocupacional, afastamentos e diminuição na produtividade. Os critérios que regem a adaptação dos meios de trabalho, aos contextos físico e mental dos empregados, são um importante instrumento à saúde e à gestão de pessoas.

E como é possível fazer esse reconhecimento? Por meio de informações das normas e rotina de produção, o modelo operacional utilizado, o tempo destinado ao desempenho da função, bem como os períodos de pausas, o ritmo de trabalho e o objeto das tarefas.

Todo esse processo de AET é documentado para que se possa fazer a relação entre causas de adoecimentos, acidentes, sistemas de organização e a relação que eles têm com a produtividade e a saúde do trabalhador.
Logo, devem constar no relatório informações a respeito de transporte de cargas (carga e descarga), listagem de materiais, adaptação do mobiliário e equipamentos ao local de trabalho, entre outras.



Outros serviços

► Campanhas de Medicina Preventiva;
► Palestras e Folders educativos;
► Avaliação de (PCD) – Pessoas com Deficiência;
► Campanhas de Controle: Vacinação, Colesterol, Diabetes.

Compartilhe:

Telefone: +55 31 2513-7700
E-mail: contato@premierocupacional.com.br
Endereço: Av. Amazonas, 641, 7º andar 7B, Centro
Belo Horizonte/MG • CEP: 30.180-908
Atendemos também em Betim, Contagem e Vespasiano