segurança do trabalho

Como funciona a segurança do trabalho e quais são os profissionais envolvidos?

A segurança do trabalho consiste em um grupo de ações destinadas à prevenção e proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho, com vistas a proporcionar a ele condições saudáveis e seguras para o exercício de suas funções.
Para que a segurança seja efetivamente implantada, é preciso oferecer atividades destinadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, seguir as orientações das normas regulamentadoras para cada função, estabelecer e aplicar os programas e leis voltados à proteção dos trabalhadores.

Os objetivos da segurança do trabalho

O propósito é viabilizar o bem-estar do funcionário no ambiente ocupacional, ao mesmo tempo em que ele possa realizar sua função sem riscos de acidentes ou de doenças laborais, ou mesmo, evitar lesões corporais. Além disso, é necessário evitar a desordem funcional, a limitação ou a redução de sua capacidade produtiva, sejam elas permanentes ou temporárias, ocasionadas por acidentes de trabalho.
E para alcançar essa realidade, a segurança segue os objetivos de diminuir ou sanar acidentes e eliminar circunstâncias de trabalho que trazem riscos ao trabalhador, informar aos trabalhadores a respeito da importância de um ambiente de trabalho seguro, fazendo, assim, com que todos se comprometam com as ações de promoção da segurança do trabalho e saúde ocupacional.
Essas metas da segurança, em conformidade com as leis e especificações das normas regulamentadoras, proporcionam um ambiente de trabalho ideal para qualquer setor da economia, por isso são tão importantes para as empresas e seus empregados.

Segurança no trabalho e suas responsabilidades

É necessário realizar ações e planos voltados para a segurança do trabalho, mas também dominar as normas regulamentadoras e as leis trabalhistas, realizar constante análise das condições de trabalho de sua empresa, oferecer treinamentos aos trabalhadores para auxiliar na redução dos acidentes e doenças de natureza laboral, implantar medidas corretivas para a segurança de todos.
Acesse nosso site e fale conosco, e nossas redes sociais Facebook Instagram para saber mais sobre saúde ocupacional.

Posted in medicina do trabalho and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *