Conseguir desenvolver atividades com alto desempenho é um dos maiores desafios dos colaboradores dentro de uma empresa. Por isso, é necessário que haja uma boa relação entre os aspectos físico, mental e relacional.
Com isso, entra a ergonomia, que é o estudo científico da relação entre o ser humano e seu ambiente de trabalho. Ela é dividida em cognitiva, física e organizacional. Enquanto a física foca em aspectos orgânicos, biológicos e mecânicos, a cognitiva se dedica ao aprimoramento dos processos mentais.
Por isso, continue a leitura para saber mais sobre a importância da Ergonomia Cognitiva!
O que é ergonomia cognitiva?
A ergonomia cognitiva é uma subárea da ergonomia que se concentra nos processos mentais envolvidos no desempenho de tarefas e atividades relacionadas ao trabalho. Dessa forma, ela busca compreender de que maneira as pessoas percebem, interpretam, processam e respondem as informações e demandas cognitivas do ambiente de trabalho.
Com isso, alguns aspectos estudados na ergonomia cognitiva são:
- A atenção, que está relacionada com a capacidade de manter o foco direcionado a determinado objeto, com o objetivo de captar, filtrar e processar informações.
- A concentração, que é uma atenção ativa que é essencial para executar tarefas complexas.
- Já o raciocínio está relacionado com o uso da razão para chegar a um resultado de uma função cognitiva complexa.
- A memória, que é a função cerebral que armazena e evoca informações obtidas previamente. Sua importância está relacionada com o aprendizado e aperfeiçoamento de atividades relacionadas ao trabalho.
- Já a resposta motora, que é a capacidade de agir diante de estímulos. Um exemplo é quando ouvimos um som alto e reagimos direcionando a atenção à direção do barulho, movimentando a cabeça e os olhos para entender o que aconteceu.
Qual é a importância da ergonomia cognitiva?
Além de entender o que é de fato a ergonomia cognitiva, é fundamental compreender a sua importância para um ambiente de trabalho eficiente. Ao considerar as capacidades cognitivas dos trabalhadores, ela ajuda a minimizar erros humanos, como falhas de atenção, problemas de memória, interpretação incorreta de informações e tomada de decisões inadequadas.
Além disso, ao compreender como as pessoas processam informações, tomam decisões e executam tarefas cognitivas, é possível projetar sistemas e ambientes de trabalho que facilitem esses processos. Isso pode levar a um desempenho mais eficiente, com menos erros e maior produtividade, além de evitar sobrecargas.
Com isso, para evitar esse cenário é necessário adotar medidas de saúde e segurança do trabalho, como a diminuição da jornada de trabalho extensa, do controle rígido de produtividade e de um ambiente de trabalho barulhento. Dessa forma, trabalhar em sistemas intuitivos pode reduzir o estresse e melhorar a experiência geral no trabalho.
Como a ergonomia cognitiva ajuda empresas
Uma das vantagens da ergonomia é a sua capacidade de abranger uma grande quantidade de fatores para desenvolver a empresa. Logo, a ergonomia cognitiva ajuda tanto as empresas em si como os trabalhadores.
Retenção de conhecimento
Uma vantagem da ergonomia cognitiva é a retenção de conhecimento, já que dessa forma ele é transmitido de forma mais eficaz. Por isso, uma dica é investir em treinamentos, palestras, reuniões e workshops.
Atenção e foco
Para que seja possível ter um ambiente cognitivamente confortável, a empresa deve promover a atenção e foco nas atividades durante o expediente. Dessa maneira, o profissional não irá desviar o foco para atividades futuras ou para depois do expediente.
Motivação
Outra vantagem está relacionada com a motivação dos colaboradores. Ao entregar um ambiente que estimule os funcionários, eles irão contribuir com o desenvolvimento da organização.
Tomada de decisão
Com a ergonomia cognitiva é possível evitar que funcionários tomem más decisões ou não consigam tomá-las. Com isso, uma mente descansada e equilibrada é capaz de tomar decisões de forma eficiente.
Redução da Taxa de Turnover
A Taxa de Turnover é o índice de rotatividade da taxa média de saída de funcionários em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período. Com a ergonomia cognitiva é possível ver uma diminuição dessa rotatividade, já que o ambiente de trabalho se torna mais saudável.
Como promover a ergonomia cognitiva na sua empresa
Investir em um profissional especializado em ergonomia para pôr em prática medidas personalizadas para cada empresa, já que assim será capaz de propor soluções com base na análise ergonômica do trabalho (AET).
Porém, nem sempre uma empresa consegue arcar com os custos desse investimento. Por isso, há ações simples que podem ser construídas e colocadas em prática pelo time de saúde corporativa, lideranças e RH da empresa.
Adote medidas de SST
Uma primeira dica é a adoção de medidas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), já que ambas as áreas atuam na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, começar com medidas SST é uma boa maneira de identificar e eliminar riscos ergonômicos no ambiente laboral.
Além disso, uma boa dica é investir na segurança psicológica, que deve ser construída por meio de um ambiente acolhedor, aberto ao feedback e livre de cobranças excessivas.
Mantenha o ambiente organizado
Outra dica é manter o ambiente de trabalho organizado, já que para manter o foco é preciso ter um ambiente que não tenha com objetos jogados, sujeira ou itens desorganizados. Por isso, arrumar a mesa, dispor os objetos de uso diário por perto e arquivar os documentos utilizando uma metodologia faz diferença na rotina do colaborador.
Forneça treinamento aos funcionários
Fornecer treinamentos aos funcionários também é uma ótima maneira de promover a ergonomia cognitiva na empresa. Ao oferecer treinamentos, os funcionários compreendam os princípios básicos e os conceitos relacionados aos processos cognitivos no trabalho.
Além disso, o treinamento pode fornecer orientações sobre boas práticas no projeto de sistemas, interfaces e ambientes de trabalho. Com isso, os funcionários podem aprender técnicas e estratégias para lidar com as demandas cognitivas, como organizar informações de forma clara, estabelecer prioridades, minimizar distrações e otimizar a eficiência cognitiva.
Dessa forma, a empresa demonstra um compromisso com a segurança, o bem-estar e o desenvolvimento profissional de seus funcionários.
Conheça a PREMIER
Se você chegou até aqui, sabe da importância da Ergonomia Cognitiva e suas vantagens para uma organização. Por isso, não hesite em investir nela para garantir um ambiente de trabalho mais eficiente.
A PREMIER SAÚDE OCUPACIONAL atua há mais de 24 anos na prestação de serviços assistenciais e ocupacionais. Nossa missão é prestar serviços assistenciais e ocupacionais para empresas de todos os segmentos e portes, promovendo-as através da saúde e do bem-estar de seus empregados. Entre em contato conosco e promova condições de trabalho saudáveis!
Se você gostou do conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog para saber mais sobre saúde e segurança no trabalho.