Skip to content

3 filmes que abordam a segurança do trabalho

segurança do trabalho

A necessidade da segurança do trabalho já foi abordada em muitos filmes, nem sempre esse é o tema central, mas sempre é lembrado como cuidar da integridade física e mental dos trabalhadores é importante quando falamos de realidade de vida. 

Em muitas produções cinematográficas, as principais causas de acidentes ou mortes de personagens seriam facilmente evitadas com ações voltadas à segurança do trabalho. A preocupação com a vida e a saúde de funcionários também têm impacto direto nos ambulatórios médicos de hospitais e empresas. 

A segurança dos trabalhadores nas telas

Em filmes de gêneros bem variados, a segurança do trabalho foi abordada como pano de fundo de situações mais complexas, mas sem deixar de alertar de sua urgência no dia a dia de trabalho. 

Ambulatórios médicos recebem, todos os dias, um volume muito alto de pacientes que se feriram por não seguirem as normas de segurança como o uso dos EPIs, por exemplo. 

Para que você saiba mais sobre como prevenir e evitar acidentes de trabalho, selecionamos 3 filmes que abordam a segurança do trabalho. 

Fábrica de loucuras (1986)

Nessa produção mais antiga, as regras de segurança do trabalho tratam da importância da ergonomia para um meio ambiente de trabalho saudável e que não cause lesões temporárias e definitivas nos trabalhadores. 

A Fábrica de loucuras mostrava a realidade de trabalhadores de uma indústria de automóveis nos anos 1980, em que a preocupação com a segurança do trabalhador era constantemente negligenciada, causando um ambiente de trabalho de risco e estressante. Ambulatórios médicos sempre lotados por falta de aplicação de métodos de segurança do trabalho. 

Premonição 2 – (2003)

Além do suspense e toda a dinâmica da obra cinematográfica, que retrata visões e possíveis avisos sobre a vida, o filme conta com vários momentos que podem ser debatidos na área de segurança do trabalho, como cenas com o uso do extintor, escada de emergência, alarmes de incêndio que não funcionam e outras ocasiões que devem ser evitadas.

Incontrolável (2010)

Tomadas de decisões são rotineiras para quem administra a segurança do trabalho nas empresas, pois há diversas situações que promovem riscos à integridade física e mental de trabalhadores dos mais variados setores da economia. 

Na trama de Incontrolável, os ocupantes de um trem desgovernado precisam salvar vidas e, para isso, os treinamentos de segurança do trabalho que mostram como agir em situações de crise precisam ser colocados em prática para evitar uma tragédia sem precedentes. 

Para quem não sabe, a história do filme é baseada em fatos reais. 

Seja na vida real ou nas telas dos cinemas, a segurança do trabalho sempre é muito importante.