Quando o assunto é segurança e ambiente de trabalho, o primeiro passo é sempre identificar os possíveis riscos aos quais os trabalhadores se encontram expostos.
A Higiene Ocupacional tem como foco a identificação desses riscos e o estudo das melhores maneiras de como reduzi-los e controlá-los.
O QUE É HIGIENE OCUPACIONAL
A Higiene Ocupacional (ou Higiene Laboral, como também é conhecida) é uma ciência cujo objetivo é reconhecer os agentes que oferecem riscos àqueles que desempenham suas funções em determinado ambiente de trabalho.
Uma vez realizada a identificação desses agentes, é também esse o estudo que poderá promover a avaliação do nível dos riscos, criando medidas que devem ser adotadas para controlar, amenizar ou eliminar de maneira integral o risco oferecido.
AGENTES DE RISCO
Em geral, esses riscos decorrem de agentes ambientais que podem causar doenças ou danos à saúde e integridade física dos colaboradores.
- riscos físicos (quedas, lesões corporais, choques, queimaduras, entre outros);
- riscos químicos (agentes e substâncias nocivas ou perigosas);
- riscos ergonômicos (patologias ou perturbações físicas/psicológicas);
- riscos biológicos (vírus, bactérias, entre outros);
- riscos mecânicos (equipamentos ou máquinas que coloquem em risco a saúde do trabalhador).
ETAPAS PARA IMPLEMENTAÇÃO
A fim de implementar o estudo da Higiene Ocupacional, é necessário que sejam respeitadas certas etapas para que as medidas adotadas sejam eficientes e seguras. Dentre os principais procedimentos relacionados à Higiene Ocupacional estão:
- antecipação aos riscos: estabelecer quais os riscos de cada área de atuação, equipamento, processo, etc;
- reconhecimento dos riscos: identificação de todos os riscos já existentes dentro do ambiente de trabalho;
- avaliação dos riscos: entender e classificar os riscos dentro de determinada escala (são utilizados os parâmetros da NR 15);
- controle de riscos: etapa em que se realiza o controle, a minimização ou eliminação dos riscos avaliados.
Implementar a Higiene Ocupacional é fundamental para garantir um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores, garantindo uma maior produtividade e disposição para a execução de suas atividades.
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