Acidentes de trabalho no Brasil

Acidentes de trabalho no Brasil

Apesar das diretrizes das Normas Regulamentadoras – NRs – e orientações da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT- o Brasil é um recordista mundial  em mortes e acidentes de trabalho no Brasil. Entre o período de 2002 até 2020 foram registradas uma média de 6 mortes para cada 100 mil empregos registrados em carteira, de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Acidentes de Trabalho no Brasil

As mortes causadas por acidentes de trabalho no Brasil ou doenças ocupacionais tiraram a vida de um trabalhador a cada 15 segundos. Um índice assustador quando pensamos nas rígidas diretrizes nacionais e internacionais voltadas para oferecer saúde ocupacional e segurança do trabalho. 

Dessas mortes, 21. 467 foram de brasileiros, o que faz o Brasil ocupar a 2a posição no ranking de óbitos no trabalho dos países do G20, ficando atrás apenas do México. Os países que têm o menor índice de mortalidade entre trabalhadores são o Japão e o Canadá que registram, respectivamente,  1, 4 e 1,9 óbitos para cada 100 empregados registrados. 

Risco de morte

Em um período de oito anos, o Brasil registrou 5,6 milhões de doenças ocupacionais, o que gerou um impacto de 100 bilhões para a Previdência Social. E devido à covid-19, o número de auxílios-doença concedidos a trabalhadores com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais teve um aumento de 30%. 

Na lista de profissões com maiores índices de mortes temos:  técnicos de enfermagem, auxiliares de limpeza, auxiliares de escritório, vigilantes, vendedores de comércio varejista e operários de linha de produção. 

Esses dados evidenciam a necessidade de intensificar e fiscalizar a implantação de medidas para a prevenção e segurança do trabalho em diversos setores. Buscando diminuir e eliminar riscos no ambiente profissional que possam levar ao adoecimento ou à morte de trabalhadores brasileiros. 

Por essa realidade, as ações de saúde ocupacional e segurança do trabalho não devem ser negligenciadas pelos empregadores. É indispensável oferecer cuidado e qualidade de vida aos empregados. 

Acesse nosso site e fale conosco, e nossas redes sociais Facebook – Instagram para saber mais sobre saúde ocupacional.
Posted in Segurança do trabalho and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *