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Ansiedade no trabalho: quais são as causas e como lidar

Mulher com ansiedade no trabalho.

De acordo com a OMS, há cerca de 18,7 milhões de pessoas que possuem distúrbios de ansiedade no Brasil, equivalente a 9,3% da população total. E isso não afeta a qualidade de vida das pessoas, mas também pode promover prejuízos organizacionais nas empresas. 

Com isso, vêm surgindo uma necessidade dos RHs das organizações se conscientizarem sobre o assunto e implementar medidas para reverter esse quadro. A PREMIER trouxe no artigo de hoje o que causa a ansiedade no trabalho e algumas dicas de como lidar. Boa leitura! 

O que é a ansiedade no trabalho

Antes de entender o que é ansiedade no ambiente de trabalho, é importante entender o que é de fato a ansiedade. Ela é uma resposta  emocional normal a situações de estresse ou perigo percebido. 

É uma parte fundamental da experiência humana e desempenha um papel importante na nossa sobrevivência, preparando-nos para reagir a ameaças potenciais. No entanto, a ansiedade se torna problemática quando é excessiva, persistente e interfere na vida diária de uma pessoa.

No ambiente de trabalho, a ansiedade é uma condição em que uma pessoa experimenta níveis excessivos de ansiedade relacionada ao seu emprego ou carreira. Pode manifestar-se de várias formas, afetando negativamente o desempenho no trabalho.

Além disso, a ansiedade no trabalho aumenta as taxas de absenteísmo e de turnover, de afastamentos, entre outros índices que impactam negativamente o negócio.

Quais são as causas para a ansiedade no trabalho

Há inúmeras causas que podem ser responsáveis pelo estresse e pela ansiedade no trabalho. Elas podem variar de acordo com o perfil, o estado da saúde mental de cada pessoa e o que causa ansiedade para uma pessoa pode não afetar outra da mesma maneira. 

Porém, de maneira geral, as principais causas são: 

  • sobrecarga de trabalho;
  • pressão por resultados;
  • metas irrealistas;
  • prazos extremamente curtos;
  • comunicação agressiva e inadequada;
  • excesso de horas de trabalho;
  • desvalorização do colaborador.

Dessa forma, é importante identificar as causas para que o RH tome as melhores decisões para redução ou prevenção da ansiedade no trabalho.

Quais são seus principais sintomas 

Os sintomas de ansiedade no trabalho se manifestam em forma de reações psicológicas e físicas convencionais causadas pelo distúrbio, porém é importante observar que a ansiedade pode variar em intensidade, de leve a grave. 

Os sintomas mais comuns são os seguintes:

  • dificuldade para se concentrar;
  • preocupação e medo excessivo;
  • pensamentos negativos incontroláveis;
  • insônia;
  • inquietação;
  • dificuldade para respirar;
  • coração acelerado;
  • náusea;
  • boca seca;
  • suor excessivo;
  • fadiga constante.

A PREMIER já fez um texto trazendo algumas dicas para ajudar a lidar com esses sintomas e a ansiedade no trabalho. Clique aqui e leia mais sobre!

Quais são os direitos do colaborador com ansiedade?

Citar a lei 8213

Em uma pesquisa feita pela Secretaria da Previdência, os transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa de incapacidade para o trabalho. Com isso, surge uma dúvida entre os colaboradores de uma organização: quais são seus direitos?

Os direitos dependem do nível de ansiedade enfrentado. Quadros leves e com sintomas menos recorrentes e intensos costumam ser tratados sem afastamento, porém os quadros em estágio avançado podem demandar o afastamento. 

De acordo com a Lei 8213/91 podem ser concedidos benefícios para os funcionários que sofrem de ansiedade ou depressão. São eles: 

  • auxílio por incapacidade temporária: é preciso apresentar incapacidade para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. Além disso, é necessário ter qualidade de segurado, bem como ter o número mínimo de 12 contribuições ao INSS.
  • aposentadoria por incapacidade permanente: é preciso apresentar incapacidade total e permanente. Também é exigida a qualidade de segurado, bem como o número mínimo de 12 contribuições.
  • benefício assistencial (BPC/LOAS): é preciso apresentar uma deficiência/impedimento de qualquer natureza, que impeça a participação plena na sociedade. Além disso, a pessoa deve estar em contexto de vulnerabilidade social, ou seja, sem condições de prover a própria subsistência. 

Entretanto, nenhuma organização quer deixar os funcionários chegarem a esse ponto, certo? Por isso, trouxemos algumas dicas abaixo de como ajudar os colaboradores a lidar com a ansiedade no trabalho! 

Como a empresa pode ajudar

Como falamos, a ansiedade no trabalho pode ser causada por uma série de fatores. Porém, o lado positivo é que esses problemas podem ser solucionados com algumas medidas.

Treine as lideranças 

Os líderes de uma organização devem ser pontes entre os colaboradores e a empresa, incentivando a comunicação. Além disso, eles gerenciam a rotina dos times e podem acabar criando problemas como prazos curtos e metas inatingíveis.

Nesse sentido, uma boa dica é que todos os líderes passem por um treinamento de gestão de pessoas. Uma boa capacitação irá auxiliá-los a extrair uma boa performance dos colaboradores sem afetar o bem-estar deles. 

Conte com RH compreensivo e comunicativo 

O RH deve ter um papel fundamental no diálogo sobre saúde mental e acolhimento de colaboradores. Por isso, a equipe deve incentivar a discussão do assunto na empresa por meio de palestras, por exemplo. 

Além disso, é importante pensar em algumas estratégias para que os colaboradores vejam o RH como um espaço de acolhimento. Algumas dicas incluem a checagem recorrente de como os funcionários estão ou a abertura de um canal para queixas e pedidos de ajuda em relação a questões mentais. 

Promova programas de bem-estar

Outra dica, é a promoção de programas de bem-estar, como o oferecimento de benefícios de academia, yoga e meditação. Outra maneira interessante são campanhas internas periódicas para que os colaboradores usem os benefícios. Dessa forma, irá incentivá-los a incluir essas práticas em suas rotinas diárias.

Ofereça terapia como benefício 

Além dos programas de bem estar, ofereça terapia como benefício, já que a terapia é uma forma eficiente de prevenir e tratar transtornos de ansiedade e outras condições mentais. Logo, oferecer benefícios nesse sentido é uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho.

Invista em Saúde Ocupacional

Uma boa dica para uma empresa que está em busca do bem-estar e qualidade de vida dos seus colaboradores é investir em empresas de Saúde Ocupacional, como o caso da PREMIER. 

Com isso, será possível atender as necessidades da equipe e personalizar os serviços de acordo com o perfil da organização.

Conheça a PREMIER

A PREMIER SAÚDE OCUPACIONAL atua há mais de 24 anos na prestação de serviços assistenciais e ocupacionais. Oferecemos soluções completas em segurança e medicina do trabalho de acordo com a necessidade da sua empresa.

Com a missão de prestar serviços assistenciais e ocupacionais para empresas de todos os segmentos e portes, oferecemos atividades de saúde eficientes na sua organização.

Entre em contato conosco e promova condições de trabalho saudáveis!

Se você gostou das dicas de hoje, não deixe de acessar o nosso Blog para saber mais sobre saúde e segurança no trabalho.