De acordo com a OMS, há cerca de 18,7 milhões de pessoas que possuem distúrbios de ansiedade no Brasil, equivalente a 9,3% da população total. E isso não afeta a qualidade de vida das pessoas, mas também pode promover prejuízos organizacionais nas empresas.
Com isso, vêm surgindo uma necessidade dos RHs das organizações se conscientizarem sobre o assunto e implementar medidas para reverter esse quadro. A PREMIER trouxe no artigo de hoje o que causa a ansiedade no trabalho e algumas dicas de como lidar. Boa leitura!
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ToggleO que é a ansiedade no trabalho
Antes de entender o que é ansiedade no ambiente de trabalho, é importante entender o que é de fato a ansiedade. Ela é uma resposta emocional normal a situações de estresse ou perigo percebido.
É uma parte fundamental da experiência humana e desempenha um papel importante na nossa sobrevivência, preparando-nos para reagir a ameaças potenciais. No entanto, a ansiedade se torna problemática quando é excessiva, persistente e interfere na vida diária de uma pessoa.
No ambiente de trabalho, a ansiedade é uma condição em que uma pessoa experimenta níveis excessivos de ansiedade relacionada ao seu emprego ou carreira. Pode manifestar-se de várias formas, afetando negativamente o desempenho no trabalho.
Além disso, a ansiedade no trabalho aumenta as taxas de absenteísmo e de turnover, de afastamentos, entre outros índices que impactam negativamente o negócio.
Quais são as causas para a ansiedade no trabalho
Há inúmeras causas que podem ser responsáveis pelo estresse e pela ansiedade no trabalho. Elas podem variar de acordo com o perfil, o estado da saúde mental de cada pessoa e o que causa ansiedade para uma pessoa pode não afetar outra da mesma maneira.
Porém, de maneira geral, as principais causas são:
- sobrecarga de trabalho;
- pressão por resultados;
- metas irrealistas;
- prazos extremamente curtos;
- comunicação agressiva e inadequada;
- excesso de horas de trabalho;
- desvalorização do colaborador.
Dessa forma, é importante identificar as causas para que o RH tome as melhores decisões para redução ou prevenção da ansiedade no trabalho.
Quais são seus principais sintomas
Os sintomas de ansiedade no trabalho se manifestam em forma de reações psicológicas e físicas convencionais causadas pelo distúrbio, porém é importante observar que a ansiedade pode variar em intensidade, de leve a grave.
Os sintomas mais comuns são os seguintes:
- dificuldade para se concentrar;
- preocupação e medo excessivo;
- pensamentos negativos incontroláveis;
- insônia;
- inquietação;
- dificuldade para respirar;
- coração acelerado;
- náusea;
- boca seca;
- suor excessivo;
- fadiga constante.
A PREMIER já fez um texto trazendo algumas dicas para ajudar a lidar com esses sintomas e a ansiedade no trabalho. Clique aqui e leia mais sobre!
Quais são os direitos do colaborador com ansiedade?
Citar a lei 8213
Em uma pesquisa feita pela Secretaria da Previdência, os transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa de incapacidade para o trabalho. Com isso, surge uma dúvida entre os colaboradores de uma organização: quais são seus direitos?
Os direitos dependem do nível de ansiedade enfrentado. Quadros leves e com sintomas menos recorrentes e intensos costumam ser tratados sem afastamento, porém os quadros em estágio avançado podem demandar o afastamento.
De acordo com a Lei 8213/91 podem ser concedidos benefícios para os funcionários que sofrem de ansiedade ou depressão. São eles:
- auxílio por incapacidade temporária: é preciso apresentar incapacidade para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. Além disso, é necessário ter qualidade de segurado, bem como ter o número mínimo de 12 contribuições ao INSS.
- aposentadoria por incapacidade permanente: é preciso apresentar incapacidade total e permanente. Também é exigida a qualidade de segurado, bem como o número mínimo de 12 contribuições.
- benefício assistencial (BPC/LOAS): é preciso apresentar uma deficiência/impedimento de qualquer natureza, que impeça a participação plena na sociedade. Além disso, a pessoa deve estar em contexto de vulnerabilidade social, ou seja, sem condições de prover a própria subsistência.
Entretanto, nenhuma organização quer deixar os funcionários chegarem a esse ponto, certo? Por isso, trouxemos algumas dicas abaixo de como ajudar os colaboradores a lidar com a ansiedade no trabalho!
Como a empresa pode ajudar
Como falamos, a ansiedade no trabalho pode ser causada por uma série de fatores. Porém, o lado positivo é que esses problemas podem ser solucionados com algumas medidas.
Treine as lideranças
Os líderes de uma organização devem ser pontes entre os colaboradores e a empresa, incentivando a comunicação. Além disso, eles gerenciam a rotina dos times e podem acabar criando problemas como prazos curtos e metas inatingíveis.
Nesse sentido, uma boa dica é que todos os líderes passem por um treinamento de gestão de pessoas. Uma boa capacitação irá auxiliá-los a extrair uma boa performance dos colaboradores sem afetar o bem-estar deles.
Conte com RH compreensivo e comunicativo
O RH deve ter um papel fundamental no diálogo sobre saúde mental e acolhimento de colaboradores. Por isso, a equipe deve incentivar a discussão do assunto na empresa por meio de palestras, por exemplo.
Além disso, é importante pensar em algumas estratégias para que os colaboradores vejam o RH como um espaço de acolhimento. Algumas dicas incluem a checagem recorrente de como os funcionários estão ou a abertura de um canal para queixas e pedidos de ajuda em relação a questões mentais.
Promova programas de bem-estar
Outra dica, é a promoção de programas de bem-estar, como o oferecimento de benefícios de academia, yoga e meditação. Outra maneira interessante são campanhas internas periódicas para que os colaboradores usem os benefícios. Dessa forma, irá incentivá-los a incluir essas práticas em suas rotinas diárias.
Ofereça terapia como benefício
Além dos programas de bem estar, ofereça terapia como benefício, já que a terapia é uma forma eficiente de prevenir e tratar transtornos de ansiedade e outras condições mentais. Logo, oferecer benefícios nesse sentido é uma ótima maneira de reduzir o estresse e a ansiedade no trabalho.
Invista em Saúde Ocupacional
Uma boa dica para uma empresa que está em busca do bem-estar e qualidade de vida dos seus colaboradores é investir em empresas de Saúde Ocupacional, como o caso da PREMIER.
Com isso, será possível atender as necessidades da equipe e personalizar os serviços de acordo com o perfil da organização.
Conheça a PREMIER
A PREMIER SAÚDE OCUPACIONAL atua há mais de 24 anos na prestação de serviços assistenciais e ocupacionais. Oferecemos soluções completas em segurança e medicina do trabalho de acordo com a necessidade da sua empresa.
Com a missão de prestar serviços assistenciais e ocupacionais para empresas de todos os segmentos e portes, oferecemos atividades de saúde eficientes na sua organização.
Entre em contato conosco e promova condições de trabalho saudáveis!
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