A pressão para atingir metas, lidar com prazos apertados, gerenciar conflitos interpessoais e lidar com a incerteza do futuro da empresa são alguns dos fatores que podem desencadear a ansiedade no ambiente profissional. Isso impacta diretamente o desempenho dos colaboradores, prejudicando a qualidade do trabalho e a própria empresa em si. Por isso, reunimos neste artigo as principais dicas para te ajudar a lidar com a ansiedade no trabalho, uma condição cada vez mais comum entre trabalhadores.
O que é ansiedade?
A ansiedade é basicamente uma preocupação, que pode vir em qualquer momento como uma resposta natural a situações de estresse incomuns na vida de alguém. Ela é importante para que o cérebro se adapte a uma nova situação, ou alerte sobre algum momento de perigo.
Contudo, ela torna-se um transtorno quando a preocupação se torna excessiva e persistente em todas as esferas da vida, impedindo uma pessoa de realizar suas tarefas do dia a dia. No trabalho ou nas relações pessoais, por exemplo, há uma preocupação constante e os pensamentos são voltados para o passado e o futuro, com dificuldade de viver o presente.
Sintomas da crise de ansiedade
Os sintomas do transtorno de ansiedade variam de acordo com o indivíduo, mas podem se assemelhar aqueles referentes à ansiedade comum. Contudo, no caso do tipo rotineiro, a duração é pequena, desaparecendo na medida que aquilo que a estimula deixa de ser um desconforto.
Já no caso do transtorno, eles geralmente duram mais tempo e são intensos, descartando a necessidade de um motivo para surgirem. Assim, os sintomas deixam de significar uma sensação comum quando limitam o cotidiano de uma pessoa.
Os sinais mais comuns são:
- preocupações em excesso com trabalho, família, saúde;
- falta de controle sobre pensamentos ou atitude;
- insônia;
- tremores;
- taquicardia;
- falta de ar;
Quais são os principais motivos da ansiedade no trabalho?
A ansiedade é uma junção de componentes genéticos com fatores ambientais. Por isso, estímulos do ambiente corporativo também podem desencadeá-la.
O aumento da incidência da ansiedade no trabalho pode ser justificada por diversos fatores, como a precarização do trabalho e a sobrecarga. Condições como a má qualidade do clima organizacional, prazos inadequados ou excesso de tarefas, por exemplo, interferem diretamente no dia a dia e na mentalidade dos trabalhadores.
Além disso, a cultura organizacional pode contribuir para esse transtorno, como a falta de apoio emocional e psicológico aos trabalhadores ou cobranças excessivas por produtividade e desempenho. Também podemos citar a falta de reconhecimento e feedback adequado, além de pouco investimento na carreira dos trabalhadores, gerando insegurança e incertezas em relação ao futuro.
A pandemia de Covid-19 intensificou a ansiedade no trabalho, principalmente com a prevalência do modelo remoto e a incerteza em relação à estabilidade financeira e à saúde. Ainda que problemas como a produtividade em excesso sejam anteriores à doença, houve um aumento e maior destaque desse fenômeno, que perdura ainda após o isolamento.
Por isso, é essencial que as empresas se atentem aos fatores que contribuem para esse transtorno e adotem medidas para promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Isso inclui suporte emocional aos trabalhadores, comunicação transparente e clara, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de outras estratégias de gestão de riscos psicossociais.
A importância da saúde mental no trabalho
O trabalho ocupa grande parte dos dias das pessoas, diariamente. Por isso, trabalhar em condições mentais estáveis é mais do que algo positivo, mas uma necessidade. Sem o devido suporte, transtornos mentais e outras condições podem afetar a confiança e a própria identidade de uma pessoa no trabalho, além de sua produtividade.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 12 bilhões de dias trabalhados são perdidos todos os anos devido a depressão e ansiedade. Além disso, isso ainda pode impactar famílias, comunidades e toda a sociedade.
Por isso, é um direito de todos poder trabalhar em um local que ofereça condições seguras e saudáveis de trabalho. Existem ações efetivas para evitar riscos para a saúde mental no trabalho, oferecendo suporte aos trabalhadores.
Como controlar a ansiedade?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a ansiedade no trabalho e a importância de combatê-la, reunimos algumas dicas para ajudar a colocar isso em prática. Vamos lá?
Entenda seus sentimentos
Em primeiro lugar, é muito importante entender suas emoções e acolhê-las. A compreensão de como você se sente pode ajudar na identificação de causas da sua ansiedade, o que torna possível o desenvolvimento de estratégias para evitá-las ou minimizá-las.
Mas atenção! Tome cuidado para não racionalizar demais seus sentimentos. Apenas utilize essa percepção para te ajudar a lidar com as situações de forma mais eficaz, como em algo específico que te afeta e prejudica no trabalho.
Leia mais: Como desenvolver sua inteligência emocional?
O diálogo é fundamental
Outro aspecto muito importante é a comunicação. Uma vez que você identifica uma situação que prejudica seu estado mental, como prazos ou metas inviáveis, é essencial pedir por esclarecimentos.
Uma comunicação transparente é crucial em um bom relacionamento entre funcionários de uma empresa. Por isso, sempre dialogue sobre dúvidas, sugestões ou solicitações que vão melhorar o dia a dia no trabalho.
Fique atento à alimentação
Além disso, é fundamental estar com os cuidados pessoais em dia. Muitas vezes a alimentação adequada é deixada de lado, mas ela cumpre um papel importante de, além da nutrição do corpo, aumentar a disposição e ajudar no controle da ansiedade.
Isso porque alimentos saudáveis fornecem os nutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente. Processos como a regulação de neurotransmissores ou produção de proteínas podem aliviar suas emoções diante de uma situação de estresse, por exemplo.
Treine sua respiração
A respiração correta também é uma aliada importante no combate à ansiedade. A respiração lenta, por meio da utilização do diafragma, pode aliviar os níveis de estresse e ansiedade, acalmando o corpo e a mente. Isso porque ajuda a equilibrar o corpo, além de que, por meio do controle, é possível focar no momento presente.
Por isso, procure compreender as técnicas de respiração e pratique-as cotidianamente. Isso pode ser feito em qualquer momento do dia ou durante a realização de atividades físicas, como o Yoga.
Priorize o sono
O sono é um dos pilares para o cuidado da saúde mental, pois permite que o corpo descanse para cumprir com todas as tarefas cotidianas. É comum que sua privação ocorra em rotinas estressantes ou muito atarefadas, mas essa prática afeta negativamente o estado psicológico.
Por esse motivo, é muito importante organizar a semana para garantir um sono de qualidade todos os dias, de acordo com a necessidade do seu corpo. Assim, é possível evitar o desenvolvimento de transtornos, além de garantir maior concentração e disposição no trabalho.
Busque ajuda de especialistas
Por fim, é essencial contar com o auxílio de especialistas quando a ansiedade atrapalhar o andamento do trabalho e de todo o seu dia. Apenas profissionais de saúde mental podem avaliar corretamente o seu caso e propor as melhores soluções para você. Por isso, não deixe de procurar ajuda sempre que precisar.
A PREMIER
A PREMIER é uma empresa com mais de 25 anos de experiência em serviços assistenciais e ocupacionais, promovendo a saúde em empresas de todos os segmentos e portes. Se você chegou até aqui, já sabe que os cuidados com a saúde mental também são questões de saúde ocupacional e devem ser uma prioridade entre as organizações.
Por isso, forneça condições de trabalho saudáveis e seguras para garantir o bem-estar de seus funcionários. Além da ansiedade no trabalho, existem diversos tópicos a serem pensados dentro de uma empresa. Acesse o nosso blog para acompanhar nossas dicas sobre saúde ocupacional!