rotina saudável

Como criar uma rotina saudável?

Nada melhor para se ter uma semana produtiva do que uma boa noite de sono, certo? Isso precisa fazer parte dos seus hábitos, uma rotina saudável é imprescindível para uma vida saudável, quer saber como fazer isto? Acompanhe essas dicas! 

  1. Tenha um horário fixo para dormir

Rotina saudável é sinônimo de bons hábitos na hora de dormir. Quando se cria uma rotina para dormir, você acaba pegando no sono facilmente, pois seu corpo de habitua com aquilo, isso acontece por conta do Ritmo Circadiano, que mantém seu corpo em alerta durante o dia e com sono durante a noite.

  1. Durma entre 7 e 8 horas por dia.

Segundo estudos, essa é a duração de sono ideal para um adulto, e isso se aplica também para os adolescentes, que inclusive estão passando por diversas mudanças físicas que necessitam de uma boa noite de sono. Dormir menos que 7 horas por dia pode causar diversos efeitos como estresse, mal humor, cansaço físico e mental, entre outros. Para que você consiga pegar no sono com mais tranquilidade, desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de ir deitar. 

  1. Evite cochilos durante o dia

Devido a má qualidade do sono durante a noite, pessoas com insônia tendem a ter bastante sono durante o dia, o que faz com que tirem aquele famigerado cochilo. Alguns estudos mostraram que cochilos regulares, longos de duas horas ou mais e tardios podem levar à má qualidade do sono noturno e até à privação do sono. Porém, existem outros estudos que mostram que o cochilo também pode ser um aliado. Para descobrir se é ele que está atrapalhando seu sono, tente eliminá-los ou limitar-se a um cochilo curto, de no máximo 30 minutos. 

  1. Exercite-se durante o dia

A atividade física é muito benéfica para sua saúde e a saúde de seu sono. O exercício pode aumentar a duração e a qualidade do sono, aumentando a produção de serotonina no cérebro e diminuindo os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, de acordo com estudo. Mas não se esqueça de ponderar sua rotina de exercícios, pois treinamento excessivo pode ser associado a piora do sono. Não se esqueça que o melhor horário para se exercitar é pela manhã!

  1. Fique confortável

Esteja em um ambiente em que seu corpo e sua mente relaxe, ponha uma roupa confortável, durma na sua fronha favorita, todos esses aspectos tem uma grande influência na qualidade da sua rotina saudável. Travesseiros ortopédicos e de espuma podem ser uma boa alternativa para quem sofre de dores no pescoço.

Ponha todas essas dicas em prática e veja o resultado em pouco tempo na sua rotina de sono. Quer mais dicas como essas? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo!

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