segurança do trabalho

Como funciona a segurança do trabalho e quais são os profissionais envolvidos?

Quando se fala segurança do trabalho, estamos nos referindo ao conjunto de ações destinadas a evitar doenças e acidentes, bem como oferecer proteção, segurança e bem-estar aos trabalhadores. 

Para isso, é preciso pensar no meio ambiente de trabalho como um local em que as pessoas possam desempenhar suas funções da maneira mais adequada, para manter a integridade física e mental delas. 

No mundo atual, a importância da segurança se estende inclusive para a vida do funcionário fora da empresa. Isso faz parte das diretrizes atuais das normas regulamentadoras que entendem a segurança ocupacional como um sistema integrado entre empregado, trabalho e vida social. 

Além disso, as empresas que investem em oferecer um ambiente ocupacional seguro têm alto índice de economia, pois terão menos gastos, aumento da produtividade, menor absenteísmo e afastamentos. Consequentemente, o impacto nas finanças será positivo. 

Prevenção e bem-estar com segurança do trabalho

Podemos definir a segurança do trabalho como um conjunto de medidas preventivas para a melhoria e garantia de condições de trabalho adequadas para os trabalhadores em todos os setores e tipos de empresa.  Além disso, a segurança do trabalho é destinada para evitar adoecimentos decorrentes do trabalho. Proporcionando saúde ocupacional e bem-estar físico e emocional. 

Nesse processo, é necessário contar com o direcionamento de profissionais responsáveis para que, a partir da análise e recomendações feitas por eles, cada instituição saiba a forma certa de tornar o local de trabalho seguro para todos. Para estabelecer corretamente a segurança do trabalho, é indispensável contar com os seguintes profissionais. 

Engenheiro de Segurança do Trabalho que é o responsável por elaborar os planejamentos de prevenção, emitir laudos técnicos, preparar e assinar projetos e documentações de segurança, desenvolver programas de prevenção, entre outras ações. 

Médico do trabalho: é o responsável pela saúde ocupacional, faz exames ocupacionais (admissão, demissão e periódicos), bem como realiza consultas em casos de doenças e acidentes de trabalho. 

Enfermeiro do trabalho: responsável por direcionar empregados sobre atividades destinadas para a saúde e bem-estar no local de trabalho; cuida de ferimentos e lesões provocadas durante a jornada de trabalho, gerencia a equipe de saúde ocupacional. 

Técnico de Segurança: realiza os treinamentos de segurança, faz inspeções no ambiente de trabalho e nos equipamentos, apura causas de acidentes de trabalho, elabora parecer técnico para comunicação de riscos no local de trabalho, entre outros. 

 A segurança é um grande e importante sistema que garante e preserva a vida e a saúde dos trabalhadores. 

Acesse nosso site e fale conosco, e nossas redes sociais Facebook – Instagram para saber mais sobre saúde ocupacional.
Posted in Segurança do trabalho and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *