Durante muito tempo, falar em saúde mental era um tabu na sociedade, e se fosse no ambiente de trabalho era mais difícil ainda abordar a realidade. Com as mudanças sociais e no mercado de trabalho, falar de bem-estar emocional se tornou indispensável.
A rotina, o estresse e até os hábitos alimentares influenciam a saúde mental, o que impacta em todas as áreas da vida do ser humano, desencadeando transtornos mentais que precisam de intervenção médica e social.
Na população moderna, os principais transtornos entre crianças, jovens e adultos são a depressão e a ansiedade. Em outras faixas etárias pode haver maior incidência de Transtorno Compulsivo Obsessivo – TOC – estresse pós-traumático, bipolaridade, doenças psicossomáticas e até dependência química.
Table of Contents
ToggleBem-estar emocional e trabalho
Muitos trabalhadores têm receio de falar sobre transtornos mentais no trabalho devido ao preconceito social que ainda impera sobre o assunto, talvez porque ainda exista uma associação equivocada com deficiências mentais que são casos mais severos. O que acaba impedindo que empresas detectem e invistam em prevenção de adoecimentos mentais decorrentes do trabalho.
O que deve ser abordado pelos responsáveis pela saúde ocupacional e segurança do trabalho como parte das ações para promoção de um ambiente ocupacional saudável.
Como promover a saúde mental
Para as empresas, a dica é que incluam o tema no DDS da empresa e na rotina de segurança do trabalho. O ideal é a abordagem naturalizada do problema e a oferta de meios de comunicação entre a empresa e os trabalhadores que se encontram com algum transtorno mental para que, juntos, busquem uma solução. A figura do psicólogo da empresa é essencial para estruturar meios de combate aos transtornos mentais e para estabelecer meios efetivos de prevenção.
Outras formas de manter sua saúde mental em dia são:
- Organizar sua rotina de trabalho;
- Ter um sono de qualidade;
- Praticar atividades físicas;
- Ter uma alimentação mais saudável livre de excesso de gordura.
- E ao menor sinal de que sua saúde mental não está bem, procure ajuda médica.
Dúvidas sobre prevenção de transtornos mentais no ambiente ocupacional, fale com a Premier Saúde Ocupacional.
Acesse nossas redes sociais e saiba como podemos lhe auxiliar. Facebook, Instagram, LinkedIn.