inverno

Dicas de saúde para o inverno

O inverno chegou e com ele as mudanças de temperatura e baixa umidade do ar, essas características típicas das estações frias do ano trazem consigo o surgimento de algumas doenças. Esse é o período em que o nosso organismo fica mais suscetível a doenças e problemas respiratórios, como gripes, alergias, sinusites e resfriados. Se você deseja preservar a sua saúde neste inverno, confira estas 5 dicas de cuidados com a saúde e saiba como se prevenir para essa estação.

A importância dos cuidados com a saúde no inverno

A chegada das estações frias do ano provocam alterações climáticas significativas que têm uma certa influência no nosso organismo. 

Algumas patologias respiratórias acabam surgindo, saiba quais são algumas delas:

  1. Rinite;
  2. Gripe;
  3. Resfriado;
  4. Sinusite;
  5. Otite;
  6. Asma; 
  7. Pneumonia;
  8. Bronquite;

De acordo com pesquisas, doenças transmitidas pelo ar aumentam consideravelmente no inverno, devido a temperaturas baixas, umidade e fatores comportamentais, por isso, os cuidados devem ser redobrados.

Agora, fique atento às dicas:

  1. Mantenha os ambientes arejados.

Fechar a casa e ambientes em dias frios, pode não ser uma vantagem e ainda favorecer a ocorrência de doenças e alergias. Sendo assim, evite locais fechados, com muita aglomeração e quando estiver em casa, mantenha sempre janelas e cortinas abertas, além de higienizar roupas de cama e outros utensílios.

  1. Esteja com a hidratação em dia. 

Estar hidratado é importante em todas as épocas do ano, entretanto, o inverno e o verão são estações que necessitam de um pouco mais de atenção. Durante dias frios, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo e, com isso, a desidratação ocorre com mais facilidade. 

É muito importante beber água diariamente e na quantidade ideal, pois um dos fatores mais importantes para o nosso sistema imunológico é a hidratação, facilitando o combate de diversas doenças. Não se esqueça também de cuidar da hidratação da pele e das vias aéreas. 

  1. Tenha uma alimentação saudável.

Antes que venha a sua cabeça a definição de alimentação saudável voltada apenas para alimentos de origem natural e nada de outro tipo de carboidrato, não é nada disso. O que o nosso organismo precisa nessa estação, é de alimentos ricos em nutrientes para o nosso corpo, então, o ideal é manter um cardápio equilibrado, sem excluir a presença de frutas, legumes e verduras.  

  1. Fique atento à vacinação 

Vacinas são imprescindíveis para fortalecer o sistema imunológico do nosso corpo, e evitar epidemias de doenças, manter suas vacinas em dia contribui para a sua saúde e para a de todos. Para os menores de seis anos e maiores de 60 anos de idade é também interessante a proteção propiciada pela vacina Pneumo 13 Conjugada. Se oriente com seu médico.

  1. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é algo fundamental em todo o ano, isso fortalece o organismo e promove a saúde física e mental, além de ser uma ótima motivação para encarar a rotina do dia a dia. Mesmo que dias frios provocam desânimo, supere esse obstáculo e encare pelo menos três vezes por semana essa rotina. 

Apesar do inverno ser uma das estações mais agradáveis do ano, não podemos abrir portas para doenças que possam vir a ocorrer nessa época, prevenir e manter sua saúde e de quem você ama em dia, é fundamental.

Gostou do artigo?

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como esse!  FacebookInstagramLinkedIn.

Posted in Alimentação saudável and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *