calor

3 dicas para se cuidar no tempo de calor

A quem ame aquele calor do verão, mas não esqueça que nessa época os cuidados devem ser redobrados para manter seu corpo saudável. 

Acompanhe algumas dicas para aproveitar esse calor, mas com moderação.

Beba muita água!

Nosso corpo é movido e composto a base de água, e no verão é recomendável ingerir o dobro do indicado em outras estações. O ideal é beber aos poucos, durante todo o dia, assim você manterá seu corpo hidratado pelo resto do dia. Tenha consigo sempre uma garrafinha de água e consuma frutas ricas nessa substância como melão, melancia, abacaxi, morango, pêssego, etc. 

Quanto mais o seu corpo tiver hidratado, mais facilidade terá para praticar atividades diárias. 

Use roupas leves

Roupas confeccionadas com tecidos de fibras naturais como linho e viscose são uma ótima aposta para suportar o calor, pois contribuem na transpiração fazendo com que o corpo se sinta bem melhor. Se possível, evite roupas com tonalidade escura, como o preto, pois absorvem mais calor. Opte sempre por roupas claras e leves. 

Se alimente bem

É comum sentirmos mais fome no verão por conta do nosso organismo não necessitar de tanta energia para manter a temperatura padrão do nosso corpo. Mas quando a hora da fome bater, opte por alimentos mais nutritivos, saudáveis e de fácil digestão. 

É importante também evitar sobrecarregar o organismo com refeições muito pesadas. O ideal é dividi-las em 5 a 6 pequenas porções ao longo do dia. Assim, garantimos o bom fornecimento e distribuição de energia.

Não se esqueça do protetor solar

O uso do protetor deve ser feito sob qualquer temperatura e sensação climática durante todas as estações do ano. Mas, no verão é preciso redobrar o uso principalmente ao sair de casa, ir para a praia, mergulhar na piscina, ou tomar um banho de sol.

Além de evitar o surgimento de manchas, o envelhecimento precoce da pele e outras doenças relacionadas precisamos lembrar que a pele é o maior órgão do nosso corpo e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo registrado cerca de 185 mil novos casos a cada ano.

Gostou das dicas? Então aproveita que estamos no verão e já ponha elas em prática para conseguir conviver com esse calor da melhor maneira possível. E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas para que fiquem informadas. 

FacebookInstagramLinkedIn

Posted in Saúde Mental and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *