A Qualidade de Vida no Trabalho é uma linha de pesquisa recente, apesar das demandas de bem-estar existirem há muito tempo. É responsável por conceituar e criar uma metodologia que estabelece práticas de qualidade e produtividade no ambiente corporativo. Quer saber como promover a Qualidade de Vida no Trabalho na sua empresa? Siga a leitura!
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ToggleO que é qualidade de vida no trabalho?
Qualidade de vida no trabalho é um índice de satisfação dos colaboradores no ambiente corporativo. Nesse sentido, a QVT preza pela promoção de qualidade de vida no ambiente corporativo para garantir bem-estar aos trabalhadores. Dessa forma, promove maior cooperação da equipe e influencia indiretamente na produtividade.
Por que promover a qualidade de vida no trabalho é importante?
É claro que ninguém deseja trabalhar e dedicar uma boa parte do seu dia em um ambiente que não é confortável e benéfico, não é mesmo? Dito isso, a importância da Qualidade de Vida no Trabalho é justamente colaborar para que seus funcionários se sintam motivados e acolhidos na empresa.
Quer entender mais sobre como promover a QVT e a importância disso para o crescimento da sua empresa? Acompanhe!
Colaboradores saudáveis
A QVT pode ser uma grande aliada para promover mais saúde aos seus colaboradores. Com o auxílio de benefícios corporativos, seu time pode ter acesso à saúde de forma mais prática e organizada. E, claro, lembramos sempre que colaboradores felizes entregam melhores resultados e são mais produtivos.
Influencia no clima organizacional
O clima organizacional nada mais é do que a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, você pode fazer uma pesquisa com seus colaboradores para ter acesso a esse diagnóstico e, a partir disso, avaliar a necessidade de mudanças nas suas estratégias e colocar um plano de ação em prática.
Colaboradores mais engajados
Como vimos anteriormente, a Qualidade de Vida no Trabalho faz com que seus funcionários se sintam mais motivados e felizes. Por isso, com a ajuda de benefícios corporativos e outros métodos para promoção de bem-estar, você pode garantir a sua empresa colaboradores mais engajados para auxiliar no crescimento organizacional.
Aumento indireto da produtividade
Assim, a partir dos fatores mostrados acima, podemos dizer que sua empresa pode alcançar novos níveis mais altos de produtividade. Isso porque esse cuidado influencia indiretamente na queda das taxas de Turnover e no aumento da retenção de talentos. Esses fatores são essenciais para que a empresa opere da melhor forma possível.
Saiba Mais: Os impactos da rotatividade de funcionários
Como promover a qualidade de vida no trabalho
Agora que você já sabe a importância da Qualidade de Vida no Trabalho, vamos entender quais os métodos de aplicá-la na sua empresa?
Benefícios corporativos
A forma mais comum de promover a QVT dentro de qualquer empresa é pela oferta de benefícios corporativos. Geralmente, esses benefícios têm a finalidade de capacitação e desenvolvimento, saúde e bem-estar dos colaboradores. Ou seja, condições que melhoram ou incentivam a melhora de performances, individual e coletivamente.
Cuide da saúde dos colaboradores
A oferta de planos de saúde é um dos benefícios corporativos mais tradicionais e almejado por muitos trabalhadores. E é claro que cuidar da saúde mental e física dos colaboradores deve ser uma preocupação de qualquer gestor. Portanto, se você quer que seu negócio cresça, procure investir em adotar um plano de saúde coletivo na sua empresa.
Ergonomia no trabalho é fundamental
Você sabe o que é ergonomia? É simples. Se trata de uma ciência responsável por estudar as condições de trabalho. Dito isso, a ergonomia nada mais é do que um conjunto de regras cuja finalidade é melhorar as condições dentro e fora do ambiente de trabalho.
Dessa forma, o objetivo principal da ergonomia é estruturar e organizar o ambiente corporativo de forma a viabilizar um sistema trabalhista que funcione da melhor maneira possível.
Tenha uma equipe médica no ambiente de trabalho
Por fim, outra forma de aplicar a Qualidade de Vida no Trabalho e prezar pela saúde física e mental de seus colaboradores é por meio da disponibilização de uma equipe médica na sua empresa. Logo, se for necessário, seus colaboradores podem ter acesso imediato a qualquer tratamento ou auxílio médico na própria organização.
Como a PREMIER te ajuda
Você conhece a PREMIER? Somos uma empresa que atua na prestação de serviços assistenciais e ocupacionais, prezando pela prevenção de doenças ocupacionais. Nossos serviços são customizados de acordo com o porte e segmento das empresas, seguindo rigorosamente as normas que regem a Segurança e a Medicina do Trabalho.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido satisfatório e esclarecedor, e que você saiba como promover a Qualidade de Vida no Trabalho. Solicite uma proposta com a PREMIER! Basta preencher o formulário com suas informações e nós entraremos em contato com você para traçar o perfil da sua empresa, avaliar expectativas e sanar todas as suas dúvidas. Até mais!