Você sabia que a ergonomia pode ser uma grande aliada no aumento significativo da produtividade de uma empresa? Isso porque ela auxilia nas atividades corporativas e preza pelo conforto e segurança dos colaboradores. Quer entender mais sobre esse conceito e suas aplicações? Acompanhe a leitura do conteúdo e fique por dentro de tudo sobre o tema!
Table of Contents
ToggleO que é Ergonomia?
Podemos começar explicando que a ergonomia tem origem de uma junção das palavras: Ergos (trabalho) e Nomos (normas). Isso significa que a ergonomia é a ciência responsável por estudar as condições de trabalho. Dito isso, ela nada mais é do que um conjunto de regras e procedimentos que tem a finalidade de melhorar as condições dentro e fora do ambiente de trabalho.
Por isso, é fundamental entender que cuidar da saúde tanto física quanto mental é uma forma eficiente de cuidar dos colaboradores de uma empresa. E, claro, investir em bem-estar e zelo para aqueles que trabalham conosco deve ser uma prioridade de qualquer gestor que deseja o sucesso do seu negócio.
Qual o objetivo da ergonomia?
Desde os tempos mais antigos, os homens aprenderam a adaptar as ferramentas ao seu dispor para garantir mais facilidade, segurança e conforto na hora de realizar suas tarefas dentro do sistema produtivo. E mesmo sendo um conceito mais recente, a ergonomia é uma pauta que vem sendo discutida com mais afinco há alguns anos.
Nesse sentido, o objetivo principal da ergonomia é estruturar e organizar o ambiente corporativo de forma a viabilizar um sistema trabalhista que funcione da melhor maneira possível. Dessa forma, é viável reduzir riscos, prevenir doenças ocupacionais, preservar o conforto de funcionários e garantir que o ciclo produtivo esteja sempre em ascensão.
Tipos de Ergonomia
Agora, precisamos ressaltar que a ergonomia é uma ciência ampla e que pode ter variadas abordagens. Por isso, quais são os tipos de ergonomia que existem e como elas funcionam? Siga a leitura para entender!
Ergonomia Física
A primeira vertente que podemos apontar é a ergonomia física, que como o próprio nome diz, é aquela responsável por estudar a relação física do homem em relação ao trabalho. Nesse sentido, ela se ocupa por conhecer os fatores físicos, biológicos e anatômicos do colaborador em vigor da sua atuação profissional.
Nesse cenário, alguns critérios que são levados em consideração são: postura; manuseio de materiais e ferramentas; movimentos repetitivos; e distúrbios dos músculos e esqueleto. Ou seja, a ergonomia física visa garantir que o colaborador tenha à sua disposição o conforto físico para exercer suas tarefas diárias da melhor maneira possível.
Ergonomia Organizacional
Além disso, também existe a ergonomia organizacional. Essa vertente da ergonomia estuda fatores mais amplos, como por exemplo o clima organizacional, cultura e políticas da empresa, colaboração e processos comunicativos. Logo, leva em consideração as normas de trabalho em grupo, cooperação, participação e gestão de tempo.
Ergonomia Cognitiva
Por último, podemos apontar a ergonomia cognitiva, que agrupa os conhecimentos da psicologia e da fisiologia com foco no exercício do trabalho. É fato que existe a necessidade de dar atenção aos processos mentais dos colaboradores de qualquer empresa. Isto é, analisar a capacidade de raciocínio, estresse, carga mental e memória, por exemplo.
O que é Análise Ergonômica do Trabalho
Como acompanhamos até aqui, a ergonomia é responsável por estudar as maneiras de proporcionar mais conforto e bem-estar no ambiente corporativo. Portanto, para que as condições sejam avaliadas, é necessário fazer uma Análise Ergonômica do Trabalho – ou AET – que estuda as necessidades de profissionais de determinada empresa.
Quais fatores influenciam na ergonomia de uma atividade?
Alguns fatores podem influenciar direta ou indiretamente na ergonomia de determinada atividade. Confira alguns deles:
- Ventilação e temperatura do ambiente
- Iluminação
- Condições sanitárias
- Condições de trabalho
- Equipamentos e materiais utilizados
- Clima organizacional
- Gestão de tempo
Qual a importância de promover a ergonomia no trabalho?
A partir do que acompanhamos até aqui, conseguimos entender que a ergonomia é um conjunto de fatores que, somados à aplicação de estratégias e um plano de ação eficaz, pode valorizar o seu negócio cada vez mais. Além disso, auxiliar na criação de um ambiente de trabalho que seja leve, tranquilo e saudável para todos.
Vamos entender isso mais a fundo? Veja como promover a ergonomia na sua empresa pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa!
Valoriza os colaboradores
Primeiramente, podemos afirmar que funcionários alegres, satisfeitos e cuidados são muito mais empenhados em entregar resultados positivos. Nesse sentido, a ergonomia pode ser uma grande aliada se você busca valorizar sua mão de obra e obter um retorno positivo e produtivo a partir dessa estratégia.
Já é um fato que funcionários felizes contribuem mais e são mais produtivos. Isso porque se sentem prestigiados e, como retorno, entregam resultados melhores e percentuais de engajamento superiores.
Reduz a taxa de absenteísmo
Da mesma forma, uma ergonomia ampla e eficaz também influencia a redução da taxa de absenteísmo. Você sabe o que é isso? O absenteísmo nada mais é do que o padrão de ausências no processo de trabalho. Essas ausências podem ser por faltas, atrasos, afastamento, licenças médicas e muitas outras.
Logo, essa taxa é um medidor utilizado pelos Recursos Humanos em empresas para medir a participação, saúde e motivação dos funcionários dentro da instituição. Se a empresa aplica a ergonomia na organização e preza pelas boas condições de trabalho, essa taxa pode diminuir bastante.
Os benefícios de promover a ergonomia no trabalho
Agora, quais são os benefícios de promover a ergonomia do ambiente corporativo? Acompanhe!
Colabora com o clima organizacional
De maneira geral, o clima organizacional é a compreensão sobre a maneira como o colaborador percebe a empresa e suas políticas, além de como ele interpreta e reage aos acontecimentos e elementos corporativos. Além disso, também diz respeito a forma que os relacionamentos se regem e como a comunicação é aplicada.
Ou seja, promover a ergonomia no ambiente de trabalho é uma estratégia excelente para colaborar com a construção de um clima organizacional que promova o diálogo e crie espaços de segurança e conforto para todos que fazem parte do time.
Colaboradores motivados
Além disso, essa melhora do clima organizacional também ajuda a manter os colaboradores engajados e motivados no exercício de suas atividades. A promoção da ergonomia no corporativo gera um impacto positivo nos colaboradores, visto que proporcionar boas condições de trabalho possibilita mais disposição para exercer suas atividades.
Nesse sentido, a valorização profissional é uma das vias mais seguras e eficazes para a retenção de talentos. Além disso, também impacta no aumento de Qualidade de Vida no Trabalho e atuando como um grande diferencial competitivo no mercado.
Aumento indireto da produtividade
Como vimos pouco acima, diversas pesquisas apontam que colaboradores que se sentem prestigiados e satisfeitos com seus trabalhos se esforçam mais para entregar resultados positivos. Logo, é possível garantir ao trabalhador as condições necessárias para desempenhar suas atividades e colaborar para o aumento da produtividade.
Diminui os riscos de acidentes e doenças
Segundo a Lei n° 8.213/91, doenças ocupacionais são aquelas que ocorrem em virtude do exercício da função do trabalhador. Algumas delas são: problemas na coluna, LER e DORT, doenças psicossociais, problemas de visão, asma ocupacional, etc. Logo, um ambiente de trabalho adaptado pode prevenir o aparecimento dessas enfermidades.
No mais, outro benefício da ergonomia no ambiente corporativo é a diminuição de riscos de acidentes que podem surgir no meio corporativo. Isso porque um espaço físico que siga à risca suas obrigações de segurança é um espaço que, consequentemente, tem menos riscos de acidentes e possíveis eventualidades.
Como promover ergonomia na empresa
Agora você já sabe a importância da ergonomia, suas aplicações e os benefícios que pode alcançar ao aplicá-la na sua empresa. Mas como colocar isso em uma ação estratégica no seu negócio? Nós te ajudamos!
Primeiramente, invista na criação de um ambiente de diálogo para ouvir de seus colaboradores as necessidades que necessitam e sugestões que precisam ser atendidas. É fundamental abrir um espaço para a conscientização antes de colocar a mão na massa e aplicar reformas estruturais na organização.
Após essa conversa, você pode começar a colocar os planos de ação em prática considerando as demandas ouvidas. Assim, as adequações e melhorias podem ser aplicadas da melhor maneira possível visando a saúde, conforto e satisfação de sua equipe dentro e fora do ambiente de trabalho.
E a ergonomia no home office?
Hoje em dia, o trabalho remoto se popularizou bastante devido à pandemia do Covid-19, que mudou as formas de trabalho de muitas empresas. Nesse sentido, o home office permite que você trabalhe no conforto da sua casa. No entanto, é essencial que as condições para exercer as funções também sejam adequadas.
Ou seja, não pense que trabalhar deitado na cama ou em uma posição incorreta durante muitas horas vai ser saudável somente por você estar em casa. Por exemplo, é muito importante que você tenha uma cadeira confortável para evitar problemas na coluna e um ambiente com iluminação adequada para evitar problemas de vista.
Nesse cenário, o papel da empresa — para promover a ergonomia no home office — é a disponibilização de materiais e ferramentas que contribuam para a qualidade de vida do trabalhador remoto. Para isso, se possível, ofereça o empréstimo de equipamentos e acessórios para auxiliar o seu time durante o processo.
E se você trabalha remotamente, lembre-se de sentar em uma postura correta, manter a tela do computador na altura dos olhos para não forçar o pescoço e fazer exercícios de alongamento antes e durante a sua jornada. Além disso, pratique exercícios e seu tempo livre e lembre-se de fazer refeições balanceadas e nutritivas para garantir sua saúde!
Nós ficamos por aqui. Esperamos que você tenha conseguido compreender a importância de aplicar e promover a ergonomia dentro da sua empresa e começar a investir no bem-estar de seus funcionários. Dessa maneira, você pode aumentar a qualidade de vida no trabalho dos seus colaboradores e fomentar o crescimento do seu negócio.
Para mais conteúdos como esse, acesse o Blog da PREMIER e fique por dentro de tudo que acontece no universo de serviços assistenciais e ocupacionais. Até mais!