Se você deseja adotar boas práticas para promover a qualidade de vida no trabalho, é necessário ter atividade física nesse cronograma. Por isso, desenvolvemos esse conteúdo sobre ginástica laboral para apresentar os benefícios dessa estratégia de saúde na rotina de colaboradores.
Siga a leitura para entender tudo sobre o assunto!
Table of Contents
ToggleO que é Ginástica Laboral
Ginástica Laboral é uma prática voltada para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores no ambiente de trabalho. É uma técnica que utiliza exercícios para melhorar posturas, aumentar a circulação, melhorar a flexibilidade e aliviar dores musculares resultantes do trabalho longo e repetitivo.
A ginástica laboral pode ser realizada diariamente durante alguns minutos e consiste em exercícios para fortalecer as partes superiores e inferiores do corpo, bem como movimentos de alongamento.
É importante lembrar que a ginástica laboral não se resume apenas à prática de exercícios. Deve incluir também aspectos de educação, conscientização e treinamento para os trabalhadores conseguirem desenvolver hábitos saudáveis e melhorem a postura deles no trabalho.
Quais os 5 tipos de Ginástica Laboral?
Existem 5 tipos de ginástica laboral que incluem alongamentos, técnicas respiratórias, exercícios de força e resistência, relaxamento muscular e concentração mental. São elas:
- Ginástica preventiva
- Ginástica corretiva
- Ginástica preparatória
- Ginástica compensatória
- Ginástica de relaxamento
Qual é a função da Ginástica Laboral?
Além de um melhor desempenho profissional, essas práticas influenciam na melhoria do humor, concentração, diminuição do estresse e prevenção de lesões. Quando realizadas de forma correta, as atividades de ginástica laboral podem contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores.
Além disso, é usada para prevenir e/ou corrigir lesões. No mais, aplica medidas pós-tratamento, contribuindo para o aumento da produtividade, melhora da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
Quais os benefícios da Ginástica Laboral
É fato que influenciar hábitos saudáveis e fornecer recursos de saúde podem trazer muitos benefícios para quem usufrui dessas oportunidades.
Vamos ver alguns exemplos?
Prevenção de doenças e diminuição do afastamento de colaboradores por motivos médicos
Em primeiro lugar, podemos destacar a prevenção de doenças. Isso porque ao instaurar uma rotina saudável — com o auxílio da prática de exercícios físicos — é possível trabalhar para que o corpo tenha tudo que ele precisa para funcionar da melhor forma.
Logo, a prática da ginástica laboral pode prevenir doenças e amenizar sintomas. Assim, promovendo melhorias na saúde de seus funcionários.
Nessa mesma linha, é comum que muitos trabalhadores que não têm benefícios como a ginástica laboral se ausentem do trabalho por motivos médicos. Logo, a ginástica colabora para diminuir a taxa de absenteísmo.
Melhora a qualidade de vida no trabalho
A Ginástica Laboral surgiu a partir da necessidade de integrar movimento e atividade física nos ambientes de trabalho. Logo, tem diversos benefícios para a saúde — tanto física quanto mental.
Além disso, também pode melhorar a qualidade de vida no trabalho, visto que ela ajuda os funcionários a se sentirem mais saudáveis, motivados e produtivos.
Minimiza a sensação de fadiga
Com a ginástica laboral, é possível melhorar o bem-estar dos profissionais e otimizar o uso dos equipamentos e atividades em qualquer empresa.
Ou seja, ela é uma das responsáveis por proporcionar uma melhor postura e mobilidade corporal, diminuindo sensações de cansaço e fadiga. Além disso, ela ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, o que contribui para um maior bem-estar no trabalho.
Eleva a disposição e produtividade da equipe
Por fim, entende-se que quando os colaboradores se sentem cuidados, protegidos e valorizados, eles podem executar suas funções de maneira mais ativa e eficiente. Isso se traduz — indiretamente — em resultados positivos para sua empresa.
Isso significa que os funcionários têm menos probabilidades de sofrer de dores musculares e susceptibilidade a lesões. Além disso, ela ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, o que contribui para um maior bem-estar no trabalho.
🟢 Saiba Mais: Condições de Trabalho Saudáveis: porque você deve se preocupar com o bem-estar dos trabalhadores
A Ginástica Laboral atende às Normas Regulamentadoras?
As Normas Regulamentadoras consistem em um conjunto de disposições e procedimentos técnicos relacionados à segurança e saúde do trabalhador em determinada atividade ou função.
Dessa forma, auxiliam sobre as precauções que devem ser tomadas a fim de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
A NR17
A Norma Regulamentadora 17 é conhecida como a “Norma da Ergonomia”. Você sabe do que se trata? De maneira resumida, ergonomia é a ciência responsável por estudar as condições de trabalho.
Ou seja, conjunto de regras cuja finalidade é melhorar as condições dentro e fora do ambiente de trabalho.
Portanto, a NR 17 é uma regulamentação específica das condições de trabalho. Logo, ela visa prevenir doenças laborais e garantir qualidade de vida no trabalho, saúde, bem-estar e segurança para colaboradores.
Logo, a ginástica laboral atende sim às Normas Regulamentadoras, por ser um instrumento de incentivo à saúde física e emocional de equipes.
Como implementar a Ginástica Laboral na sua empresa
Bem, o primeiro passo para implementar a ginástica laboral na sua empresa é fazer um brainstorming com a sua equipe e mapear todos os problemas de caráter ergonômico que existem na sua organização.
Após isso, contrate um profissional habilitado e capacitado para instruir seus funcionários. Assim, pouco a pouco você irá conseguir ver as mudanças acontecendo e aproveitar os resultados positivos dessa prática.
Durante a leitura do conteúdo, você conseguiu entender o que é a ginástica laboral, para que ela serve e como ela pode influenciar no bem-estar dos funcionários e na qualidade de vida no trabalho.
Se quiser mais conteúdos valiosos sobre assuntos relacionados, não deixe de acessar o nosso blog. Até a próxima leitura!