acidentes do trabalho

A importância da prevenção de acidentes do trabalho

Os acidentes de trabalho causam grandes prejuízos à vida e à saúde dos trabalhadores, e trazem perdas financeiras significativas para a Previdência Social e para as empresas dos mais variados setores.
O Brasil possui alto índice de acidentes de trabalho que, em sua maioria, poderiam ser evitados se as orientações sobre medicina e segurança do trabalho fossem seguidas corretamente por empresas e funcionários.
Além desses acidentes provocarem lesões que tiram a capacidade produtiva do trabalhador, alguns levam à invalidez permanente ou à morte. E a maneira de evitar isso, é a prevenção por meio de ações educativas e planos de segurança do trabalho.
De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de janeiro de 2020 à primeira semana de maio de 2021, foram registrados 675. 025 acidentes de trabalho (CAT) e 2. 351 mortes. E o saldo para a Previdência social foi de R$ 26, 2 bilhões pagos em indenizações, auxílio-doença, aposentadorias por invalidez desde 2012 a 2020.
Realidade que pode ser outra se as regras e orientações, com intuito de evitar os acidentes de trabalho, fossem colocadas em prática no dia a dia das empresas.
Quando falamos de acidentes de trabalho, abordamos os meios para humanizar e também evitar gastos econômicos para o estado e para as empresas. Medicina e segurança do trabalho devem ser rigorosamente aplicadas no ambiente de trabalho.

Em busca de prevenção aos acidentes de trabalho

No cenário corporativo atual, as empresas já entenderam a importância da prevenção aos acidentes de trabalho e têm buscado por medidas internas que proporcionem um ambiente ocupacional ideal, inclusive com políticas próprias de saúde ocupacional associadas às medidas legais obrigatórias.
Evitar acidentes de trabalho é um processo diário que conduz à segurança, humanização e a qualidade do trabalho.
Faça de sua empresa um ambiente de trabalho seguro para todos, previna-se contra os acidentes.
Lembre-se, a saúde de seus funcionários é muito importante e é um grande investimento na vida deles e para a sua empresa.
Acesse nosso site e fale conosco, e nossas redes sociais FacebookInstagram para saber mais sobre saúde ocupacional.

Posted in medicina do trabalho and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *