medições ambientais

O que são medições ambientais?

Trabalhadores de diversos setores estão sujeitos a riscos ambientais que precisam ser monitorados para evitar o adoecimento ou agravamento da saúde devido ao ambiente ocupacional. Para isso, as medições ambientais são indispensáveis. 

E quando pensamos em saúde ocupacional e segurança do trabalho, o monitoramento constante dos riscos ambientais é uma prescrição obrigatória das Normas Regulamentadoras – NRs – conforme indicação do Ministério do Trabalho. 

Para saber quando executar as medições ambientais é necessário que exista um plano de controle dos riscos ambientais no ambiente de trabalho e que esteja em plena ação no dia a dia da empresa, permitindo sua operação dentro das determinações da CLT  e das NRs. 

Os riscos ambientais aos quais os trabalhadores estão sujeitos devem ser mantidos sob controle para preservar a integridade física e mental de todos, bem como prevenir acidentes e doenças provenientes desses agentes. Além disso, um ambiente cujos riscos ambientais são constantemente monitorados, promovem maior segurança e produtividade. 

A função das medições ambientais é reconhecer e corrigir os riscos aos quais os empregados estão expostos no trabalho, podendo ser eles agentes diretos ou indiretos, bem como a forma como eles podem afetar a saúde e a integridade dos trabalhadores. 

São classificados como agentes de risco ambiental: os agentes biológicos, físicos e químicos, ruídos e vibrações constantes, gases, vapores e líquidos, iluminação e ventilação, ambiente fechados ou não, riscos de acidentes, explosivos e inflamáveis, operações com maquinário,  variação de temperatura,  Operações de máquinas. 

A partir das medições ambientais, as empresas devem traçar planos para diminuir ou eliminar os riscos ambientais por meio de tecnologias de proteção individual e coletiva, e uso constante dos EPIs. 

Todos os meios corretos para sanar os riscos ambientais estão presentes nas NRs, inclusive com a descrição dos equipamentos que devem ser ofertados para promover a proteção dos trabalhadores contra cada tipo de risco presente no ambiente ocupacional. 

Se sua empresa não realizou as medições ambientais, fale com a Premier Saúde Ocupacional. 

Acesse nossas redes sociais e saiba como podemos lhe auxiliar. FacebookInstagramLinkedIn.

Posted in Segurança do trabalho and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *