laudo ergonômico

O que é análise ergonômica?

Um dos aspectos relacionados à saúde ocupacional é a ergonomia. Ela compreende a análise e adequação do ambiente de trabalho (mobiliário, estrutura física e ambiental), às funções dos trabalhadores, garantindo qualidade e segurança ocupacional. Para que isso seja possível, é importante  uma análise ergonômica segundo parâmetros da NR17.

Laudo ergonômico e análise ergonômica do trabalho

O laudo ergonômico é obrigatório para empresas cujas atividades possam ocasionar riscos à saúde física dos trabalhadores, como as atividades que envolvem levantamento de peso, transporte, carga e descarga de materiais, assim como aquelas que tenham esforço repetitivo. 

Vantagens do laudo ergonômico NR 17

Por meio da análise ergonômica , as empresas conseguem oferecer melhores condições de trabalho por meio de programas preventivos que objetivam garantir a integridade física e mental dos funcionários. O que, consequentemente, dá respaldo para as instituições mediante aos órgãos de fiscalização do trabalho e garante uma boa reputação da empresa no mercado. 

Outra vantagem, é que com ações corretivas, é possível uma reeducação ocupacional em que todos estejam envolvidos em manter o ambiente de trabalho em condições adequadas e seguras para todos, evitando adoecimentos, afastamentos ou mesmo casos de invalidez e morte decorrentes das atividades laborais. 

A análise ergonômica  permite a identificação de pontos significativos e que afetam a saúde do trabalhador e seu desempenho profissional, como a má postura, iluminação inadequada, pouca ventilação, entre outros fatores que trazem prejuízos físicos e emocionais. 

Quem deve realizar a análise ergonômica?

A análise é feita por empresas que tenham a autorização do Ministério da Economia – que é responsável pelas ações das empresas após a extinção do Ministério do Trabalho. O profissional responsável deve ter qualificação técnica e experiência comprovada de modo a garantir soluções corretas para as empresas. 

A Premier Saúde Ocupacional realiza a análise e emissão do laudo ergonômico para empresas devido à sua experiência, equipe altamente qualificada e idoneidade no mercado de medicina e saúde ocupacional. 

Se a sua empresa precisa de uma consultoria para atendimento da  NR 17, conte com quem tem a qualificação correta para lhe atender. Conte com a Premier Saúde Ocupacional

Siga nossas redes sociais Facebook Instagram LinkedIn

Posted in medicina do trabalho and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *