saúde ocupacional

O que é saúde ocupacional?

Quando falamos em saúde ocupacional , nos referimos à área da medicina responsável por promover prevenção de doenças e problemas originados no trabalho, eles podem ser de caráter físico ou mental. Todas as empresas, independente do porte ou setor de atuação, obrigatoriamente devem fornecer boas condições de trabalho aos seus funcionários. Evitando que eles adoeçam devido à rotina da função ou do ambiente ocupacional

Para proporcionar condições saudáveis de trabalho, existem maneiras específicas para garantir a integridade mental e física do empregado durante o tempo que ele passa dentro da empresa ou fora dela. 

O modo mais conhecido é a realização de exames periódicos que permitem monitorar os efeitos da função laboral e do ambiente de ocupacional na saúde do trabalhador. Outros elementos também são avaliados, como a infraestrutura adequada para o exercício das funções e ações para evitar acidentes e lesões. 

Qual o objetivo da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional tem foco no bem-estar e na promoção da qualidade de vida do funcionário, por meio de ações preventivas que evitam danos físicos, doenças e acidentes que tenham impacto também na saúde emocional, impedindo que o espaço de trabalho seja um fator de adoecimento desses trabalhadores. 

É por meio da saúde ocupacional, que as empresas conseguem realizar suas atividades com segurança e tranquilidade, resguardando a vida dos empregados, bem como a integridade da empresa diante das autoridades que fiscalizam as condições de trabalho oferecidas pelas instituições. 

As empresas comprometidas com a vida de seus funcionários, ajudam a combater os altos índices de adoecimento, invalidez e morte ocorridos no local de trabalho. Além disso, por meio de programas específicos de promoção à saúde ocupacional, é possível criar vínculos com a equipe e maior parceria, uma vez que todos se sentem mais seguros. O que reflete diretamente na qualidade e na produtividade. 

Siga nossas redes sociais Facebook Instagram LinkedIn

Posted in Saúde ocupacional and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *