PGR

PGR adaptação ao novo programa

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR – veio para melhorar as condições de saúde e segurança do trabalho e permitir a prevenção e a correção de riscos.  

Embora as diretrizes para se alcançar um ambiente de trabalho seguro estejam nas NRs e devam ser aplicadas no dia a dia das empresas, o PGR é muito abrangente em relação às possibilidades de risco que os trabalhadores podem ser expostos durante o exercício das funções, por isso, sua aplicabilidade deve ser constante para tornar o local de trabalho mais saudável. 

Alterações nas diretrizes de segurança do trabalho

Embora o Programa de Prevenção a Riscos Ambientais – PPRA – ainda esteja em vigor, podemos o PGR é considerado uma substituição dele, devido às mudanças nas normas regulamentadoras. 

As diretrizes atuais criaram requisitos para que seja mantida a saúde ocupacional e a segurança do trabalho, tanto para empregados quanto para empregadores. Além disso, elas dizem respeito à necessidade de planejamentos de prevenção aos acidentes e doenças de trabalho com vistas a trazer mais segurança e qualidade de vida aos trabalhadores. 

Com a entrada em vigor do PGR, as empresas devem se adequar às mudanças requeridas, o processo é bem descomplicado e possui maior tempo para a necessidade de renovação, facilitando, assim, a rotina das instituições. 

Outro fator importante trazido pelo PGR, é o envio de dados relativos à segurança e à saúde dos trabalhadores por meio totalmente digital para a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o que confere maior agilidade e segurança. 

Empresas que têm serviços de saúde e segurança do trabalho devem estar atentas às atualizações para cumpri-las corretamente e realizar uma nova verificação das condições de trabalho da empresa, a fim de certificarem-se que estão cumprindo as novas regras, pois as fiscalizações irão aumentar. 

Se você ainda tem dúvida quanto ao PPRA e a PGR, entre em contato com a Premier Saúde Ocupacional. Nós vamos lhe auxiliar. 

Conte com a qualidade e a experiência de quem está há quase 30 anos no mercado.

Siga nossas redes sociais Facebook – Instagram – LinkedIn

Posted in Saúde ocupacional and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *