planejamento pessoal

Planejamento pessoal – como fazer o seu?

Todos nós temos sonhos na vida, não é mesmo? Contudo, sem objetivos e metas muitas dessas realizações que pensamos em ter acabam ficando obsoletas. Existem diversas maneiras de fazer com que esse sonho se aproxime mais da realidade, e planejamento é uma delas, se feito de maneira correta ele pode se tornar peça chave nessa realização. 

O que é um planejamento pessoal?

Planejamento é uma forma de você direcionar suas metas e objetivos de vida a curto, médio e longo prazo, focando sempre em um plano eficiente e coeso, definindo metas e estratégias para otimizar o seu plano sem tomar decisões erradas que possam trazer impactos negativos na sua vida. 

Para a criação de um bom planejamento pessoal, é necessário responder algumas perguntas para você mesmo como: quando, como, por que (propósito), onde e com quem você vai realizar isso. Outro ponto importantíssimo diz respeito às suas prioridades no momento. Ter um foco é essencial para não acabar demandando energia para várias coisas e fugir do objetivo principal. 

Para facilitar o desenvolvimento também é importante que você determine as áreas de atuação da sua vida que tenham mais relevância como: profissional, financeiro e social. Além disso, organizar para definir as ações que irá fazer em cada uma delas pensando nos afazeres diários, semanais e mensais.

Ser realista é muito diferente de ser pessimista. Uma pessoa pessimista é aquela que não acredita em si e em seus propósitos enquanto uma pessoa realista é aquela que trabalha em cima de sua realidade no momento, com os recursos que tem disponíveis no tempo que possui. Por isso é importante que seja sempre sincero consigo mesmo, sonhe alto sempre, mas na hora de executar trabalhe com possibilidades reais e alcançáveis, caso contrário, você desistirá facilmente pois suas expectativas não serão supridas. 

Se você chegou até aqui é porque logicamente tem um sonho e para chegar até ele você precisa ter foco sem usar desculpas para não cumprir com suas responsabilidades e obrigações. Até porque o fator que determinará seu sucesso depende somente de você, não esqueça também de se motivar a alcançar aquilo, como a própria palavra diz, é o motivo para a ação. Tenha sempre essa motivação clara na sua mente para não se deixar levar pelo o que as outras pessoas dizem sobre você ou sobre pensamentos pessimistas que pode vir a ter.

Com toda certeza não faltaram dificuldades e obstáculos no seu caminho. Contudo, manter-se positivo e focado fará toda diferença para ser conectado com os seus sonhos. Lembre-se: para quem acredita nada, absolutamente nada, é impossível. Acredite em você

Comenta aqui com a gente se gostou do conteúdo de hoje! E conheça nossas redes para ficar por dentro de mais assuntos como esse: Facebook, Instagram, LinkedIn.

Posted in Saúde Mental and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *