saúde ocupacional

Por que investir em saúde ocupacional?

Pensar em saúde ocupacional, mais do que uma preocupação em seguir as leis trabalhistas, é uma atitude sobre bem-estar e economia corporativa. Empresas que realmente se comprometem com a vida de seus empregados, sabem como cada atividade de investimento é indispensável para a integridade física e mental dos trabalhadores e para a segurança de todos. 

Políticas dessa natureza são vantajosas para funcionários e empregadores. E para comprovar os benefícios da saúde ocupacional elencamos alguns motivos para você investir na área. Vamos lá!

O Brasil carrega o indesejável título de quarto país do mundo com maior índice de acidentes de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Situação que pode ser bruscamente modificada se as empresas focarem em ações que tragam maior segurança e saúde ocupacional por meio de ações preventivas que, além de serem capazes de diminuir o número de ocorrências desse tipo, também podem zerar alguns tipos de acidentes e doenças ocupacionais. O que, na prática, representa menor número de afastamentos, menos demanda para a Previdência Social e bem-estar e segurança para o trabalhador, seguidos de maior qualidade do serviço prestado

Saúde ocupacional: economia de custos para as empresas

Ao implantar as políticas de segurança e saúde ocupacional, as empresas precisam fazer um investimento um pouco maior, entretanto, os benefícios econômicos que eles trazem são muito maiores, isso porque não há gastos relacionados com a necessidade de contratação de um funcionário para ocupar o lugar daquele que está afastado por motivo de acidente ou doença  de trabalho, funcionários bem treinados em relação à segurança que a função necessita são mais atentos e trabalham com maior responsabilidade, não haverá gastos com indenizações e processos trabalhistas. A produtividade aumenta, pois as pessoas se sentem mais à vontade no trabalho quando estão em um ambiente que lhes oferece segurança para o exercício diário de suas funções. 

Os clientes também tendem a procurar empresas que ofereçam boas condições de trabalho a seus trabalhadores, o que valoriza a imagem de sua instituição no mercado. Com as corretas adequações é possível que a insalubridade e a periculosidade sejam reduzidas ou mesmo eliminadas, evitando, assim, o pagamento de taxas referentes a esses adicionais. 

Acesse nosso site e fale conosco, e nossas redes sociais FacebookInstagram para saber mais sobre saúde ocupacional.

Posted in Saúde ocupacional and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *