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Saúde no Trabalho: como se cuidar no dia a dia?

Grande parte da rotina e do dia a dia acontece no ambiente de trabalho, e isso tende a influenciar bastante na saúde do colaborador. Manter a saúde no trabalho, aumenta a produtividade, reduz o número de faltas e garante uma boa qualidade de vida dentro da empresa. 

Tudo isso acontece, porque cuidar do bem estar do funcionário, é cuidar da própria cultura da empresa, agregando um diferencial competitivo em um mercado que busca cada vez mais por profissionais que façam a diferença. Quer saber mais sobre saúde no trabalho e quais estratégias uma empresa pode abordar para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores? Continue aqui.

A importância da saúde no trabalho

É comum vermos fatores físicos e psicológicos estarem atrelados a diversas doenças ocasionadas no trabalhador por conta da sua rotina no trabalho. Atualmente, existem uma série de normas que devem ser seguidas pelas empresas para garantir a integridade do colaborador. Cada vez mais, empresas notam mudanças significativas quando promovem o bem estar e a segurança do seu colaborador, tanto em lucratividade, quanto em produtividade.

Quanto maior a satisfação do funcionário, melhor é o desempenho da equipe e a produtividade nos setores. Isso porque o trabalhador se sente amparado pela empresa e tende a construir laços mais sólidos.

 

Dicas para melhorar a saúde de seus colaboradores

Após entender a importância desse assunto, conheça algumas dicas para promover isto em sua empresa.

  • Valorize princípios ergonômicos

Alertar sobre posturas, oferecer condições físicas básicas para o seu funcionário ajuda ele a usufruir do conforto oferecido e reduzir dores relacionadas à posição no trabalho. É importante também, que se avalie a confiabilidade e segurança dos equipamentos de proteção, para que a equipe trabalhe nas condições adequadas.

  • Cuidados com a saúde física e mental

É muito valioso que uma empresa invista de maneira eficiente na saúde do ambiente de trabalho, mas é mais importante ainda que o colaborador tenha contribuição para isso também. Por isso, é sempre válido alertar, orientar e promover palestras sobre os cuidados consigo mesmo e no quanto isso pode interferir em todas as facetas da vida, inclusive no ambiente de trabalho. Mostrar ao seu trabalhador que não só o seu serviço mas a sua pessoa como um todo é de extrema importância para a companhia, modifica a visão de como ele enxerga o seu ambiente de trabalho. 

  • Ofereça uma boa alimentação

Um dos principais fatores que corroboram para algumas doenças é a falta de nutrição para o organismo. A falta ou o excesso de algumas substâncias no corpo podem trazer sérios problemas para a integridade do trabalhador,e, também, afetar a sensação de bem-estar e motivação.

Sempre busque oferecer uma alimentação balanceada e lanches nutritivos para os seus colaboradores, isso demonstra a importância que a empresa tem com o seu funcionário e também promove a diminuição de afastamentos por doenças.

 

A promoção da saúde em um ambiente de trabalho é fundamental para concretizar os princípios da empresa e da valorização da vida. Lembre-se de que boas empresas são movidas por princípios e propósitos humanitários. Os efeitos em investir nisso ultrapassam a mera obrigação moral.

 

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