As empresas estão percebendo a importância da presença de um médico do trabalho dentro das organizações. Investir nesse profissional auxilia na garantia do bem-estar e da saúde dos trabalhadores, principalmente em empresas em que há um alto grau risco nas atividades laborais e no ambiente de trabalho em si.
Porém, o investimento em um médico do trabalho, não é apenas um bom negócio, é também uma obrigatoriedade para algumas empresas. Por isso, a PREMIER trouxe um artigo explicando tudo sobre este profissional. Boa leitura!
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ToggleQual é a função do médico do trabalho?
A Medicina do Trabalho pode ser definida como a especialidade médica que é responsável pela relação entre a saúde dos trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção das doenças e dos acidentes do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.
Com isso, de acordo com a Resolução CFM nº 2.297/2021, cabe ao médico do trabalho dar assistência aos trabalhadores, elaboração de prontuários, fornecimento de atestados e pareceres sempre quando for necessário e a emissão de exame médico dentro dos preceitos éticos.
Exames, documentos e avaliações
A responsabilidade do médico do trabalho de cuidar de exames, documentos e avaliações está intimamente relacionada à sua missão de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores em um ambiente laboral.
Por isso, ao conduzir exames médicos ocupacionais, o médico pode identificar condições de saúde que podem ser agravadas ou causadas pelo trabalho, bem como avaliar a aptidão dos funcionários para desempenhar suas funções com segurança. Entre os principais exames ocupacionais e avaliações, pode-se destacar:
- exames admissionais: avaliação médica realizada quando um candidato é contratado por uma empresa ou organização para um novo cargo ou posição de trabalho.
- exames demissionais: avaliações médicas realizadas quando um funcionário está deixando seu emprego, seja por sua própria escolha ou por decisão da empresa.
- retorno do trabalho: exames realizados após um afastamento do trabalhador por motivo de saúde, para avaliar se ele está apto a retornar às atividades laborais.
- mudança de risco: realizado quando há alterações na função do trabalhador que podem impactar sua saúde.
- periódico: avaliação realizada periodicamente durante o vínculo empregatício para monitorar a saúde do trabalhador ao longo do tempo e identificar possíveis alterações.
- relatório anual de PCMSO: conjunto de ações e procedimentos que visam promover e preservar a saúde dos trabalhadores, identificar possíveis riscos à saúde no ambiente de trabalho e prevenir doenças ocupacionais.
Esclarecimentos e orientações
Os trabalhadores podem ter preocupações relacionadas à exposição a riscos ocupacionais, medidas de prevenção de acidentes, protocolos de segurança, cuidados com a saúde no trabalho e até mesmo dúvidas sobre exames médicos ocupacionais.
Dessa forma, o médico do trabalho desempenha um papel crucial ao responder a essas dúvidas, não apenas contribuindo para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, mas também promovendo a participação ativa dos trabalhadores na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.
A Normas Regulamentadoras e o Médico do Trabalho
As Normas Regulamentadoras (NRs) estabelecem padrões mínimos de segurança que as empresas e gestores devem seguir para garantir a proteção de seus funcionários de riscos ocupacionais. Entre esse conjunto de normas, ganha destaque a NR4, que trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Com isso, a NR4 tem como objetivo dar orientações sobre a atuação do médico do trabalho. Entre algumas responsabilidades estão:
- determinar o uso do EPI (Equipamentos de Proteção Individual);
- planejar ações que visam a implantação de instalações no local de trabalho;
- trabalhar em conjunto com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- garantir a prevenção de acidentes e doenças através de campanhas de conscientização;
- manter o registro de acidentes e doenças provenientes da jornada de trabalho;
- atender de forma técnica as emergências de acidentes de trabalho.
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Quando a empresa deve ter um médico do trabalho?
Toda empresa com funcionários contratados precisa designar pelo menos um médico do trabalho para atuar no SESMT. Entretanto, a quantidade necessária de médicos e de outros profissionais de saúde irá variar conforme o número de funcionários da empresa e o grau de risco ao qual os trabalhadores estão expostos.
Essas informações estão organizadas no Quadro II da NR-4. Com isso, o grau de risco e a quantidade de funcionários são dois fatores que determinam se uma empresa é obrigada a contratar um médico do trabalho e quantos médicos devem ser contratados.
Qual a importância de ter um médico do trabalho para empresas de risco?
Como pode perceber, a presença de um médico do trabalho e dos demais profissionais de saúde traz um retorno positivo, seja para evitar acidentes no local de trabalho ou ao garantir a saúde do funcionário.
Cumprimento da legislação
A presença de um médico do trabalho ajuda a garantir que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações locais e nacionais, evitando multas e penalidades associadas ao não cumprimento das normas.
Além disso, o médico do trabalho auxilia a empresa na implementação de medidas preventivas e na realização de exames médicos ocupacionais obrigatórios, sendo fundamental para proteger a saúde dos trabalhadores e promover um ambiente de trabalho seguro.
Ajuda na prevenção de doenças ocupacionais
Contar com um profissional da saúde no trabalho ajuda na identificação de riscos ocupacionais, na avaliação das condições de trabalho e na implementação de estratégias preventivas. Ele pode promover a conscientização sobre práticas seguras no ambiente de trabalho e realizar exames médicos ocupacionais regulares para identificar precocemente problemas de saúde relacionados ao trabalho.
Dessa forma, isso não apenas beneficia os trabalhadores, protegendo sua saúde e bem-estar, mas também ajuda a empresa a evitar custos significativos associados a licenças médicas, tratamento de doenças ocupacionais e possíveis litígios.
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Sinônimo de mais segurança e saúde no local de trabalho
Contar com um médico do trabalho na empresa é sinônimo de mais segurança e saúde no local de trabalho, o que representa um benefício inegável. A presença desse profissional especializado ajuda a identificar e mitigar riscos ocupacionais, implementar medidas preventivas eficazes e promover uma cultura de segurança entre os funcionários.
Como resultado, há uma força de trabalho mais saudável, produtiva e comprometida, ao mesmo tempo em que a empresa evita custos associados a acidentes, licenças médicas e possíveis processos legais.
Maior produtividade da equipe
Trabalhadores saudáveis e seguros são mais capazes de desempenhar suas funções de forma consistente e eficiente, resultando em menos interrupções no fluxo de trabalho. Como consequência há uma maior produtividade da equipe.
A PREMIER
Caso esteja a procura de um médico do trabalho para a sua empresa, a PREMIER pode ajudar. Com mais de 25 anos de atuação na prestação de serviços assistenciais e ocupacionais, contamos com profissionais selecionados e treinados com o padrão de excelência e responsabilidade.
Nossa missão é prestar serviços assistenciais e ocupacionais para empresas de todos os segmentos e portes, promovendo-as através da saúde e do bem-estar de seus empregados. Por isso, entre em contato conosco e promova condições de trabalho saudáveis!
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