exames clínicos ocupacionais

Quais são os exames clínicos ocupacionais?

A prevenção e a saúde ocupacional nas empresas passa pelo Programa de Controle de Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). É por meio das orientações dele que as empresas estabelecem ações para o cuidado constante e periódico com o bem-estar dos funcionários.  

Desde a contração, com o exame admissional, é responsabilidade das empresas acompanhar as condições de saúde de seus funcionários, com vistas a evitar adoecimentos e outras doenças que comprometam a saúde e são causadas pelas condições de trabalho ou pela natureza de determinadas ocupações profissionais. 

Exames clínicos ocupacionais

Esses exames são essenciais como qualquer outra análise das condições gerais de saúde que realizamos para saber como estamos de saúde. Entretanto, para o trabalho, os exames clínicos ocupacionais são importantes para que se tenha um acompanhamento da saúde do empregado e para a prevenção contra doenças ocupacionais ou monitoramento de doenças ocupacionais preexistentes. 

A realização desses exames é exigida pela CLT e é importante para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que é utilizado para atestar se o empregado se encontra em condições físicas e mentais para o cargo, além de registrar a condição dele no momento em que foi avaliado pelo médico do trabalho.  

É por isso, que todas as empresas devem manter os ASOs de todos os seus trabalhadores, para evitar multas e também acompanhar as condições de saúde de cada um.

Os exames clínicos ocupacionais são imprescindíveis para evitar penalidades legais à empresa e permitir que ela se responsabilize de forma correta pelo bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente ocupacional. Além disso, empregados em boas condições de saúde e amparados pela empresa, sentem-se mais valorizados e seguros e têm maior disposição para realizar suas funções, pois sabem que podem contar com o cuidado da empresa. 

Outro fator importante, é poder direcionar melhor as ações de prevenção contra doenças e acidentes de trabalho, reduzindo afastamentos, invalidez, aposentadoria precoce e até morte dos profissionais. 

Os resultados desses exames permitem o correto monitoramento das condições de saúde ou de adoecimento no local de trabalho, também é possível realizar as medidas corretivas para impedir o surgimento de doenças, ou a piora, relacionadas aos riscos da função ocupacional. 

A Premier Saúde Ocupacional tem uma estrutura médica completa e moderna para que seus funcionários realizem exames clínicos ocupacionais, sejam eles periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho, admissional e demissional. 

Conte com a qualidade e a experiência de quem está há quase 30 anos no mercado.

Siga nossas redes sociais Facebook Instagram LinkedIn

Posted in Exames clínicos ocupacionais and tagged .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *