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Risco e Perigo no Trabalho: conheça a diferença entre eles

ambiente de trabalho seguro

O ambiente de trabalho pode apresentar diversos riscos e perigos que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores. Ainda que muitas pessoas entendam esses aspectos como sinônimos, é importante diferenciá-los para identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais de forma eficaz. Pensando nisso, apresentamos neste artigo as diferenças entre risco e perigo no trabalho. Continue a leitura! 

O conceito de risco no trabalho

Segundo a Norma Regulamentadora N° 1 (NR-1), risco é a “combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde”. 

Em outras palavras, o risco está associado à exposição do trabalhador a um perigo. Isso porque o perigo se configura como algo que tem potencial de causar dano. O risco, então, seria a probabilidade desse fator acontecer. Assim, quanto maior a exposição do trabalhador a um risco ocupacional, maior a probabilidade de ter consequências negativas à sua saúde.

Tomemos como exemplo o caso de um buraco no local de trabalho. Ele tem potencial de dano aos funcionários, certo? Mas caso exista sinalização, há um menor risco quando comparado a uma situação em que o perigo não seja informado. Por isso, situações diferentes podem apresentar o mesmo perigo, mas em níveis de risco diferentes.

O conceito de perigo no trabalho

Já o perigo é definido como uma fonte com o potencial de causar lesões ou agravos à saúde do trabalhador. De acordo com a NR1, ele é um elemento que, seja de forma isolada ou em conjunto com outros elementos, pode trazer tais consequências. 

Por isso, o perigo é intrínseco à atividade ou condição do trabalho de um colaborador. Trabalhos que envolvem a manutenção de equipamentos elétricos configuram perigo, por exemplo. 

Por isso, ele é uma fonte geradora, enquanto o risco é a exposição a essa fonte. Assim, se a exposição é bloqueada, o risco diminui. Por esse motivo, o perigo é identificado, enquanto o risco é classificado. 

Tipos de Riscos ocupacionais

Os riscos ocupacionais são divididos em diferentes categorias, por isso reunimos cada uma delas para você. Confira! 

Riscos físicos

Em primeiro lugar, temos os agentes físicos, que são qualquer forma de energia que devido à natureza, intensidade ou exposição, podem prejudicar a saúde do trabalhador.

Como exemplo, podemos citar:

  • ruídos; 
  • vibrações; 
  • pressões anormais; 
  • temperaturas extremas; 
  • radiações ionizantes e não ionizantes.

Riscos químicos

Já os agentes químicos são substâncias químicas sozinhas ou misturadas, seja em seu estado natural ou produzidas, utilizadas ou geradas no processo de trabalho. Elas são riscos quando prejudicam a saúde dos funcionários devido a sua natureza, concentração ou exposição.

Alguns exemplos: 

  • fumos de cádmio; 
  • poeira mineral contendo sílica cristalina; 
  • vapores de tolueno;
  • névoas de ácido sulfúrico.

Riscos biológicos

São agentes biológicos os microrganismos, parasitas ou materiais originados de organismos que, em função de sua natureza e do tipo de exposição, podem resultar em lesão ou agravo à saúde do colaborador. 

Riscos ergonômicos

Por fim, temos a ergonomia, que diz respeito à relação dos colaboradores e seu ambiente de trabalho. Seus riscos são aqueles relacionados ao prejuízo da integridade física ou mental do trabalhador, causando desconforto. São considerados riscos ergonômicos:

  • esforço físico; 
  • levantamento de peso; 
  • postura inadequada; 
  • controle rígido de produtividade; 
  • situação de estresse; 
  • trabalhos em período noturno; 
  • jornada de trabalho prolongada; 
  • monotonia e repetitividade; 
  • imposição de rotina intensa.

Por que é importante fazer a prevenção e o gerenciamento de riscos

Fazer a prevenção e o gerenciamento de riscos é fundamental para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores. Isso porque, por meio disso, é possível mapear os riscos existentes no local de trabalho e adotar planos de ação para mitigá-los. Assim, são evitados os acidentes e as doenças ocupacionais. 

Por isso foi criado o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), um planejamento que integra vários processos dentro da empresa visando a segurança do trabalho. Cada organização vai apresentar riscos diversos e em diferentes níveis. Por esse motivo, é muito importante mapeá-los, intervindo de maneira eficaz para proteger os trabalhadores.

A adoção das medidas estratégicas permite a eliminação, redução ou controle dos riscos. Isso porque ainda que alguns deles não possam ser eliminados por completo, é possível reduzi-los e acompanhá-los de acordo com a probabilidade de ocorrência. 

Dessa forma, é possível diminuir a probabilidade ou consequência de tais riscos, garantindo a segurança dos funcionários e a manutenção das operações da sua empresa.

Como consequência, você melhora a eficiência do trabalho prestado, reduz os gastos destinados a ocorrências frequentes e adquire melhor visibilidade para a sua organização, que se mostra em dia com os parâmetros de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

A PREMIER

A PREMIER é uma empresa com mais de 25 anos de experiência na prestação de serviços assistenciais e ocupacionais. Aqui, atuamos para prevenir doenças ocupacionais em empresas de diferentes portes e setores de atuação. 

Se você gostou de entender um pouco mais sobre risco e perigo no trabalho, acompanhe o nosso blog para acompanhar mais dicas para promover o bem-estar dos funcionários da sua empresa!